Fernando ReyAula: Caracterização - Adsorção de gases

Sobre o Ministrante: O Professor Fernando Rey (Madri, 1963) obteve seu diploma em química na Universidad Autónoma de Madri (1986). Seus estudos de doutorado foram realizados no Instituto de Tecnologia Química (ITQ), obtendo seu doutorado em 1992. A área de pesquisa de sua tese de doutorado foi a síntese, caracterização e aplicações catalíticas de hidrotalcitas. Posteriormente, ele se juntou ao grupo do Prof. John M. Thomas de 1993 a 1995 no Royal Institution of Great Britain como bolsista de pós-doutorado. Durante sua estadia de pós-doutorado, sua pesquisa foi focada no desenvolvimento de novas ferramentas de caracterização "in situ" baseadas no uso de radiação de síncrotron para entender o comportamento de catalisadores micro e mesoporosos. Ele retornou ao ITQ em 1995 e um ano depois obteve uma posição permanente no instituto. Ele foi promovido a Professor Pesquisador do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) da Espanha em 2007. O Prof. Rey foi diretor do Instituto de Tecnologia Química de 2014 até 2022.
Sua área atual de pesquisa está focada na síntese e caracterização de materiais micro e mesoporosos com aplicações em catálise e adsorção. Nos últimos dez anos, o Prof. Rey tem se envolvido no desenvolvimento de adsorventes adequados para processos de separação direcionados, controlando as propriedades das zeólitas. Essa linha de pesquisa resultou em separações desafiadoras, como etano/etileno, recuperação de butanol de misturas aquosas de ABE, entre outras, com seletividades nunca antes vistas.
Ele é coautor de mais de 190 artigos em revistas científicas de alto impacto e apresentou inúmeras palestras em congressos, e atualmente seu 'índice-h' é 63. Além disso, ele é co-inventor em mais de 45 patentes relacionadas à síntese de novos materiais porosos e sua aplicação em diferentes processos industriais. Algumas dessas patentes foram licenciadas para indústrias.

Data: 22/09/2023
Horário: 14:00h - 15:15h
Topo