31 08 SBCAT 2020 Publicacao NotíciaEduardo Falabella Sousa-Aguiar é carioca, engenheiro químico pela Escola de Química/UFRJ, com mestrado e doutorado em Catálise. De uma família de professores universitários, o lema em sua casa era “mens sana incorpore sano”. Seu bisavô, seu avô, e seu pai, Edmo Costa Sousa-Aguiar, eram arquitetos. Eduardo diz que se tornou engenheiro químico “por teimosia”.O influenciaram seu primo e padrinho, Edgard Sousa-Aguiar Vieira, engenheiro químico e PhD, e sua tia e madrinha Maria Helena Falabella, química e geóloga. Também foi de grande importância sua mãe, Maria Arminda Falabella Sousa-Aguiar, renomada professora de Literatura Francesa da UFRJ, que forjou seu gosto pelas letras.Era estudioso, mas também atleta. Foi nadador, campeão carioca dos 200m borboleta, tendo competido em campeonatos interestaduais e no exterior. A natação lhe proporcionou o sentido de disciplina, o que o ajudou na sua carreira de pesquisador.

Ao se graduar, ingressa, com sua amiga e Professora Emérita da UFRJ Adelaide Maria de Souza Antunes, no Mestrado do PEQ/ COPPE.Monitor do Prof. Martin Schmal, seu mentor e amigo, deve a ele seu interesse pela Catálise. Em 1978, ocorre o VI Congresso Ibero-americano de Catálise, presidido porSchmal. Colabora na organização e interagecom os professores David Trimm e Heinrich Noller. O curso do Prof. Noller sobre Catálise Ácido/Base revela um novo mundo para ele. Presta um concurso de bolsas do governo austríaco, tira primeiro lugar e ganha uma bolsa para estagiar na TechnischeUniversität Wien.

Antes, faz concurso para docente da área de Cinética e Termodinâmica da Escola de Química. Tira primeiro lugar, tornando-seProf. Assistente. Ingressa como membro da Comissão de Catálise do IBP, ajudando a organizar os primeiros Seminários de Catálise, em 1981 e 1983. Em 1985, é escolhido presidente do III Congresso Brasileiro de Catálise, em Salvador.
É contratado para trabalhar no CENPES. Vai para a Holanda, em 1985, para proceder à Transferência de Tecnologia da AKZO CHEMIE para o novo empreendimento. Ao voltar, em 1986, ajuda a instalar a Fábrica Carioca de Catalisadores, passando a trabalhar com o processo de síntese e modificação de zeólitas na planta. “Nada se iguala ao prazer de ver chegar à indústria uma rota que você idealizou, testou em laboratórioe fez o scale-up em planta piloto. Poucos têmessa realização, e eu a tive. Atuar na FCCSA fez toda a diferença na minha carreira profissional.”

Nunca abandona a docência.Diz: “toda universidade deveria ter professores em tempo parcial, que tenham vivido no mundo não-acadêmico”.Com o Prof. José Luiz Monteiro, orienta várias teses. Na FCC, colabora como saudoso Jorge Gusmão,publicando muitos artigos.Recebe o prêmio Governador do Estado de São Paulo por sua patente internacional sobre zeólitas fosfatadas. Criao conceito de acessibilidade e, com Maria Letícia Valle,patenteiao teste de craqueamento com triisopropilbenzeno.São dessa época as teses de excelentes alunos como Pedro Arroyo, Eledir Sobrinho, Celmy Barbosa, Marcos Pinhel, Lindoval Fernandes, José Marcos Ferreira, Henrique Cerqueira, Débora Forte, Maria Angélica Barros, Alexandre Leiras, Valmir Calsavara, Flávia Trigueiro, Cristina Hamelmann, Ricardo Pinto, Mirna Rupp e outros. Tais trabalhos muito contribuíram para o desenvolvimento da área de zeólitas no Brasil, formando profissionais que hoje atuam na Academia, na Indústria e no Governo.

Passa a integrar o programa internacional CYTED como ponto focal do Brasil no projeto sobre o desenvolvimento de uma zeólita A. A partir desse projeto, participa de diversos eventos do CYTED em 10 países, ministrando cursos.Por meio do CYTED, é convidado a integrar o SteeringCommitteedoInternational Centre for Science and High Technology da UNIDO/ONU, em Trieste, Itália. Como membro desse importante comitê, participa de inúmeras reuniões técnicas e de muitas publicações do ICS, sendo docente de vários cursos em diversos países. Organiza, em 1999, o International Workshop onCatalysis for Fine Chemistry, com mais de uma centena de pesquisadores de vinte países.

Dedica-seà síntese de Fischer-Tropsch. Passaa gerenciar, no CENPES, um grupo inovador intitulado Célula GTL que reunia especialistas da síntese de catalisadores à engenharia básica. Tal grupo gerou patentes e trabalhos científicos, sendo pioneiro no desenvolvimento de reatores de microcanais no Brasil.Começa uma importante colaboração com os professores espanhóis Mario Montes e José AntonioOdriozola. É eleito, com Martin Schmal e Fábio Bellot, presidente do 8th Natural GasConversionSymposium em Natal, 2007. Idealiza e cria, com apoio da Petrobras, a Rede Brasileira de Transformação Química de Gás Natural, que congregou mais de 70 pesquisadores de várias regiões do Brasil. Junto àilustre pesquisadora do INT Lúcia Appel, desenvolve um combustível alternativo, o dimetiléter erecebe o prêmio nacional da ABIQUIM.

Eduardo Falabella pode ser considerado um embaixador da Catálise brasileira e um desbravador. Primeiro brasileiro a proferir uma conferência plenária em um Congresso Ibero-americano (Cartagena, 1998),único sul-americano a ministrar uma Keynote convidada no 13th InternationalCongressonCatalysis, Paris, 2004, abriuum caminho para brasileiros. Em 2010, em Sorrento, Itália, foi eleito membro do CounciloftheInternationalZeoliteAssociation. Pela primeira vez um sul-americano ocupava tal posição. Foi escolhido para presidir a InternationalZeoliteConference, trazendoesse evento para a América do Sul, no Rio de Janeiroem 2016.Destaca a colaboração de seus amigos Claudio Mota, Cristiane Henriques e Heloise Pastore, sem cuja presença o congresso não teria sido realizado.
Começa a trabalhar em biomassanos anos 90, na tese de sua amiga e atual Professora Titular da UFPE, Celmy Barbosa. Recentemente, orientou teses em colaboração com o amigo Nei Pereira Jr., Professor Emérito da UFRJ, combinando Catálise Heterogênea com Catálise Enzimática. Declara que orientar alunos brilhantes como João Monnerat, Pedro Romano, Yuri Carvalho e Caio Rabello, ecolaborar com o querido Professor Donato Aranda, lhe deu ânimo para produzir mais. Suas publicações em conversão de biomassa o levaram a conferencista plenário no 1stInternationalCongressonCatalysis for biorefineries (CATBIOR), em Málaga, Espanha e no 2ndCATBIOR, em Dalian, China. Organiza o 3rdCATBIOR com a ajuda de Claudio Mota, Lucia Appel, Cristiane Henriques e Rochel Lago, no Rio de Janeiro, em 2015, gerando um volume da CatalysisToday.

Recebeu muitas condecorações. Destacam-se o Plínio Cantanhede, em 1994, o Governador Estado de São Paulo, em 1998, a Retorta de Ouro, em 2000, o prêmio Catálise e Sociedade em 2005, o Prêmio Nacional de Tecnologia da ABIQUIM, em 2008,e a Medalha Lavoisier do CRQ,em 2012.Recebeu, em 2013, o prêmio internacional James Oldshue do American InstituteofChemicalEngineers por sua contribuição à Engenharia Química Mundial. Em 2014, foi agraciado com o prêmio máximo da SociedadIberoamericana de Catálisis como investigador sênior. Em 2017, após proferir várias conferências convidadas na China, recebeu o título de Honorary Professor da China UniversityofPetroleum, Qingdao.

É Professor Titular do Departamento de Processos Orgânicos da Escola de Química da UFRJ. É poeta e contista premiado e está terminando seu primeiro romance. Segundo suas palavras, “a vida me deu muito; uma companheira (Christina) de todas as horas, um filho e uma nora dedicados, uma profissão que adoro“.

“Quem é Eduardo Falabella Sousa-Aguiar? Descobri, há anos, que não sou santo ou demônio, rei ou vassalo, sábio ou tolo. Sou, e tão somente, poeta. A poesia é a asa fugidia que me alça, a vela panda que me embala e impele. Na poesia sou corsário implacável a singrar mares não pacíficos, sou gaivota atrevida a mergulhar impune em canais gelados. Sou o nadador que descobre o pouco que importa quer se perca ou ganhe, quando se consegue beber a espuma das pernas dos primeiros sentindo nela um suave gosto de champanhe. Sou aquele que pretende iluminar as trevas de estradas não-trilhadas com enxames de vagalumes, que flutua indolente nas vagas tépidas de um mundo de sonhos, amando de forma indistinta e universal. Sou poeta e me orgulho disso. Sei que um dia me calarei. Mas até lá, permitam-me exercer meu canto, que não assusta nem fere. Entendam meu silêncio quando as sombras me inundam, abracem meu riso quando a luz me invade. E, sobretudo, aceitem esse homem que só quis ser ele mesmo...”

Topo