02 10 SBCAT Noticia SilvaClaudiaNasci em Fortaleza-CE em 1967 e vim para Brasília-DF em 1970. Iniciei o curso de Psicologia na Universidade de Brasília (UnB) em 1984 e após cursar três disciplinas do curso de Química, decidi mudar de curso. Me graduei no Bacharelado em Química em 1989, iniciando o mestrado em Química sob a orientação do Prof. David Geeverghese. Durante a graduação e o mestrado participei de congressos da SBPC e da SBQ e o encanto pela pesquisa aumentou. Logo após a defesa do mestrado (1992) e já casada com José Dias (Químico), aceitei o convite de uma colega da UnB para atuar como colaboradora na análise de processos de licenciamento de pesticidas no IBAMA. Após um breve período de experiência tive certeza de que gostaria de seguir a carreira acadêmica. Assim, me preparei para um concurso público para provimento de vagas para Professor no Departamento de Química da UnB no primeiro semestre de 1993 e fui aprovada.

Com o incentivo de alguns professores do IQ, o sonho e a iniciativa de cursar meu doutorado no exterior, de imediato submeti projetos para CNPq e CAPES para realização de doutorado na University of Florida - USA sob a orientação do Prof. Russell S. Drago. Iniciei o doutorado em 1994 e durante quatro anos tive a oportunidade de conviver e aprender muito em um grupo de pesquisa dinâmico. Fui então apresentada ao universo de pesquisas em Catálise, me apaixonei de imediato e segui minha carreira de pesquisa.

Minha primeira linha de pesquisa foi o estudo da acidez de zeólitas e o encapsulamento de complexos metálicos. Participei das conferências anuais que o Prof. Drago organizava (Florida Catalysis Conference e Florida Environmental Conference). Nas referidas conferências tive a oportunidade de conhecer pesquisadores renomados como o Prof. Avelino Corma (Universidade de Valencia, Espanha) e Rutger Van Santen (Eindhoven, Holanda). O contato com estes e outros pesquisadores de alto nível em vários eventos ao longo de minha carreira foram bastante estimulantes para o desenvolvimento de minhas pesquisas. Defendi minha tese de doutorado em novembro de 1997 e tive a tristeza de receber a notícia do falecimento do Prof. Drago na véspera de voltar ao Brasil (dezembro de 1997). Apesar do choque, eu queria retornar ao Brasil e iniciar uma nova fase na minha vida profissional.

De volta a UnB em 1998, eu e o Prof. José Dias criamos o Grupo de Catálise Química do IQ/UnB e iniciamos nossas pesquisas nessa área, ainda inexistente na universidade. Muitos foram os desafios por falta de infraestrutura adequadas numa área tão multidisciplinar. Com bastante esforço e persistência conseguimos ganhar os primeiros projetos de pesquisa a partir de 2005 (CNPq, Capes, Petrobras e FAP-DF). Novas linhas de pesquisas foram surgindo como adsorção de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (parceria com o Prof. Andres Campiglia, University of Central Florida), reações multicomponentes e desidratação de álcoois.

O acolhimento recebido dos Prof. Luiz Pontes, que nos introduziu na Regional 1 da SBCat, bem como o carinho de diversos membros desta regional, Prof. Victor Teixeira, Prof. Yiu Lam, Profa. Sibele Pergher, Profa. Katia Gusmão e tantos outros representam muito. Por fim, nada do que foi realizado seria possível sem a presença e compromisso dos estudantes que tive e tenho de IC, mestrado e doutorado. Eles são realmente o motor de propulsão de um grupo de pesquisa (família LabCat/UnB) e que fazem muito com que os projetos virem realidade pela qualidade na execução dos experimentos. Assim, não importa as crises e dificuldades que enfrentamos ao longo de toda nossa vida, se há um sonho e um objetivo que nos direciona, vale a pena tentar exaustivamente.

Topo