23 11 SBCAT FabioPassos NotíciaIniciei o curso de Engenharia Química na Escola de Química da UFRJ, em 1983. A trajetória do curso marcou na minha formação a importância do correto uso dos conhecimentos da Química tanto na área industrial, atividade essencial da Engenharia Química, quanto o seu impacto nas diversas atividades da sociedade. No curso  de Cinética Homogênea e Cálculo de Reatores, as aulas dos professores Martin Schmal e José Luiz Monteiro despertaram o meu interesse pela Catálise. Durante suas aulas, o Prof. Martin Schmal nos chamava a atenção para a relevância do conhecimento deste assunto nas atividades industriais, fato que confirmei durante estágio na Petrobrás Química S.A. Decidi então cursar a disciplina optativa Catálise Heterogênea, com o próprio Prof. Martin Schmal e o Prof. Eduardo Fallabela Souza-Aguiar, entusiastas do crescimento da Catálise Heterogênea no Brasil e da necessidade de formação de pessoal especializado na época.

Ao final do curso de Engenharia Química, fui aprovado em dois concursos públicos. Um para a Marinha do Brasil, e outro para o curso de formação de pesquisadores na área petroquímica (CEPESQ), de diversas empresas ligadas à Petrobrás Química S.A. Mas preferi iniciar o curso de mestrado na COPPE/UFRJ em 1988 e fui realizar a minha tese (como ainda se chamava) de mestrado sob orientação dos professores Martin Schmal e Roger Frety. A pesquisa era de interesse da DETEN Química S.A., até hoje principal fabricante de LAB no Brasil, tendo sido uma rica experiência sobre as vantagens e as dificuldades da colaboração universidade-empresa.

Destes tempos, aprendi a valorizar a qualidade das publicações científicas e o esforço para gerar resultados de nível internacional. Reconheço o incentivo do Prof. Schmal, a liberdade acadêmica que ele propiciava aos alunos no laboratório, deixando que fossem criativos e desenvolvessem a independência e iniciativa tão necessárias para um pesquisador. Em 1989, graças a um incentivo da Prof. Rosenir Rita de Cássia Moreira da Silva, aluna de doutorado, mas já professora do Departamento de Engenharia Química da UFF e, me inscrevi e fui aprovado num concurso para Professor Auxiliar para a área de Fenômenos de Transporte, Cinética e Termodinâmica na UFF. Tomei posse em 31 de dezembro de 1989, iniciando a minha carreira docente.

Para me desenvolver na carreira acadêmica estava claro que deveria continuar os meus estudos de pós-graduação e iniciar o doutorado na COPPE. Na fase inicial do doutorado se iniciou a colaboração com o Prof. Donato Aranda que iniciava a parte experimental do seu mestrado, e com o Prof. Henrique Saitovitch do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Em 1993, fui realizar doutorado sanduíche com o Prof. Albert Vannice da Pennsylvania State University, ótima experiência profissional e pessoal, consolidando a influência da escola de Michel Boudart em minha visão sobre a Catálise Heterogênea. De volta ao Brasil, após a defesa de doutorado, me dediquei a estabelecer o Laboratório de Reatores, Cinética e Catálise (RECAT) na UFF, Desde então, já orientei 49 dissertações de mestrado e 18 teses de doutorado, além de 14 estágios de pós-doutorado e dezenas de alunos de graduação, tendo recebido alunos de várias partes do Brasil e da Alemanha,  Colômbia, Peru, Portugal e Venezuela. Agradeço a todos os alunos, o aprendizado foi mútuo.

O sucesso do grupo se deveu à qualidade desses alunos, às diversas colaborações com grupos do Brasil e do exterior e ao apoio das instituições de fomento e de empresas como a PETROBRAS que financiam as pesquisas do grupo. Recebi, em 2000, o Young Investigator Award da IACS, Prêmio Pesquisador em Catálise  da SBCAT em 2005. Fui Presidente do 15o CBCAT em 2005.   Acredito ser importante contribuir para o desenvolvimento institucional da Universidade e exerci os cargos de Chefe de Departamento, Pró-Reitor de Extensão, Diretor da Escola de Engenharia e exerço atualmente o cargo de Vice-Reitor da UFF. Os desafios da Catálise no país continuam, em especial o de se realizar pesquisa de alto nível, competitiva internacionalmente e de relevância para o desenvolvimento do Brasil.

Topo