15 02 SBCAT JoseGeraldoAndradePacheco NotíciaConclui o curso de Engenharia Química na UFPE e logo entrei no mestrado na COPPE. Antes de iniciar a pesquisa fui aprovado num concurso da Petrobras junto com alguns colegas de turma que foram trabalhar no CENPES. Contudo, preferi ficar no mestrado. Fiz dissertação sobre desproporcionamento de tolueno com zeólitas, visando maximizar p-xileno na produção de PET na BRASKEM. Fui orientado por Jose Luiz Monteiro (mestre na análise de processos) e Martin Schmal (poeta da catálise). Trabalhei 05 anos na BRASKEM em Camaçari-BA, com avaliação de catalisadores comerciais. Lá desenvolvi meu doutorado pela COPPE sobre conversão do metano etileno que é o principal produto da petroquímica básica. Entrei por concurso na UFBA e conclui minha tese em 1995, com orientação de Schmal e Jean Eon (mestre da catálise de precisão). Participei da criação do grupo de tecnologias limpas da UFBA.

No final de 1999 a 2000 fiz posdoc no Departamento de Ciência de Materiais na Universidade da Flórida, EUA, sobre catalisadores para oxidação de metano. Em 2001-2004 orientei vários alunos do Mestrado em Tecnologias Limpas com dissertações sobre problemas aplicados na indústria. Participei dos projetos "Braskem Água" e "Politeno Energia", obtendo soluções de redução do consumo de água e de energia. Trabalhei como perito voluntário do Ministério Publico da Bahia em Simões Filho na área de segurança em processos químicos.

Em 2003 iniciei pesquisa sobre catalisadores micro-mesoporosos para pirólise de resíduos de plásticos com prof. Antônio Araújo da UFRN. Em 2004 fiz novo concurso e me transferi para Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), retornando à Recife, minha cidade de origem. Coordenei projeto Petrobrás/FINEP/RECAT sobre desulfurização oxidativa de gasolina e diesel. Em 2006 coordenei projetos sobre biodiesel (FINEP, CNPq e BNB), resultando em publicações sobre cinética com análise online via infravermelho, destilação reativa e catalisadores heterogêneos. Em 2008 iniciei 02 projetos Petrobras sobre pirólise de resíduos de biomassa.

No período de 2011 a 2014, tive o prazer de receber Roger Frety como prof. para iniciar linha de pesquisa sobre craqueamento e pirólise de óleos vegetais residuais e compostos modelos adsorvidos em catalisadores. Devido à minha experiência em segurança e ventilação industrial, em 2012 e 2013 fui convidado para realizar consultoria em 05 Terminais da Transpetro, contribuindo com a requalificação de seus laboratórios. Em 2014-2019 realizei parceria com os professores Claudio Oller e Osvaldo Chiavone (CAPES/PROCAD) sobre degradação de micropoluentes via fotocatálise para reuso de água. Participei do projeto Petrobras Reciclagem Química de Resíduos de PET e fibras de cabos de amarração de plataformas, coordenado por Marcos Dias (Instituto de Macromoléculas/UFRJ), resultando em uma patente do processo catalítico.

Em 2013-2018 participei do projeto e da construção do prédio do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (LITPEG) financiado pela Petrobras, onde instalamos o Laboratório de Refino e Tecnologias Limpas e Unidades Piloto, junto com a professora Celmy Barbosa, a quem faço um agradecimento especial pela parceria. O apoio da Petrobras (nos nomes de Oscar, Jose André, Marlon, Lam, Falabella, Zotim, Sandra, Morgado e outros) foi fundamental para o laboratório com equipamentos para síntese, caracterização e testes catalíticos, que são compartilhados com a Rede Norte Nordeste de Catálise.

As diversas interações com a indústria permitiram adquirir experiência para ser aplicada na pesquisa e no ensino. Atualmente trabalhamos com a conversão de biomassa residual para produção de biocombustíveis e químicos, como no projeto “BioValue – Valorização da cadeia de biomassa para produção de biocombustíveis avançados”, com participação de Instituições do Brasil e Europa e apoio da Petrobras, Klabin, Suzano e Embraer. Também trabalhamos na síntese e caracterização de materiais voltados para fotocatalisadores para degradação de micropoluentes e catalisadores para reciclagem química plásticos.

Outro objetivo é a formação de recursos humanos e pesquisa em parceria com instituições no Brasil e no exterior, como as parcerias recentes na UFRN (Antonio, Sibele e Chiavone), UERN (Vinicius e Anne), UFAL (Osimar e Lenivaldo), UFBA (Frety, Carmo, Pontes, Soraia e Emerson), UFCG (Wilma, Ana Costa, Joana e Libia), UFPB (Ary e Vivian), UFRPE (Ivoneide, Claudia, Fernando e Thiberio), UPE (Leda), IFPE (Márcio e Fred), UFPA (Geraldo Narciso), USP (Claudio Oller, Antônio Carlos e Galo LeRoux), UFRJ (Falabella, Marcos Dias e Fernando Pessoa), UFMG (Flavia Moura), UFU (Ricardo e Marcos), UFRGS (Claudia Zini), Universidade de Malaga (Enrique Castellon), ITQ-Valencia (Antonio Chica), CRNS-Lyon (Nadine Essayem), USDA-EUA (Boateng). Essas parcerias são importantes não apenas para desenvolver a pesquisa, mas também para fortalecer laços de amizade com os amigos da comunidade catalítica. Faço aqui um agradecimento especial a todos os alunos, pesquisadores, pós-docs e amigos: sou muito grato a cada um de vocês por compartilhar o seu enorme talento e amizade.

Topo