17 05 SBCAT noticia Professor Dr. Jean Marcel RNasci em São Paulo, mas me mudei para Campinas com 2 anos de idade. Meu pai é químico, mas não conversávamos muito sobre o tema e, por isso, ele se surpreendeu quando eu escolhi química no vestibular. Fui aprovado na UFSCar e na UNICAMP e, pela proximidade, escolhi a UNICAMP. Meu encontro com a UFSCar teria que esperar mais alguns anos.

Iniciei a graduação no IQ-UNICAMP em 2000 e logo nas primeiras semanas de aula comecei a procurar iniciação científica. Queria algo aplicado e um colega de turma me sugeriu a catálise. Embora soubesse muito pouco sobre o tema, fui procurar na internet e encontrei o site da SBCat. Na lista de sócios encontrei o nome do Prof. Ulf Schuchardt.

No grupo do Ulf, foram 4 anos de iniciação científica. Em 2003, motivado pelo Ulf, participei do meu primeiro Congresso Brasileiro de Catálise, em Angra dos Reis-RJ, organizado pelo Prof. Victor Teixeira. Sai desse congresso com a certeza de que era na catálise que eu queria construir minha carreira.

No ano seguinte ingressei no mestrado, ainda sob orientação do Ulf e com coorientação da Profa. Heloise O. Pastore. Defendi o mestrado um pouco antes do 13° CBCat em Foz do Iguaçu, organizado pelo José Maria Bueno. Mal sabia eu que anos depois o Zé Maria viria a ser meu supervisor. Nesse congresso fiz minha primeira apresentação de trabalho na forma oral.

Em 2015, iniciei o doutorado em um programa de cotutela entre a UNICAMP e a UPO na Itália. Fui orientado pela Lolly e pelo Prof. Leonardo Marchese. Fique 3 anos na Itália e 2 no Brasil. Mesmo com essas idas e vindas, consegui participar do 14° CBCat em Porto de Galinhas, organizado pelo Prof. Luiz Pontes.

Defendi meu doutorado em 2010 e no mesmo ano me mudei para os EUA, onde fiquei até 2013 realizando pós-doutorado com o Prof. James Dumesic na University of Wisconsin-Madison. Mesmo longe do Brasil, em 2011 consegui participar do 16° CBCat em Campos do Jordão, organizado pelo Prof. Dalmo Mandelli e pelo Prof. Wagner Carvalho.

Voltei dos EUA em 2013 e comecei o pós-doutorado no grupo do Zé Maria no DEQ-UFSCar. Em 2014, fui contratado como professor de química inorgânica no DQ-UFSCar. Desde então venho dividindo laboratório com a Profa. Clelia Marques e contando com o apoio do Zé Maria.

O 18° CBCat, de novo organizado pelo Pontes, foi meu primeiro como professor. Em 2016, fui agraciado com o Projeto Jovem Pesquisador da FAPESP, que financiou o estabelecimento do meu grupo de pesquisa em conversão de biomassa. No mesmo ano fui convidado pelo Journal of the Brazilian Chemical Society para contribuir em uma edição especial dedicada a Pesquisadores Emergentes. Em 2017, recebi a Experienced Researcher Fellowship da Fundação Alexander von Humboldt e me mudei para a Alemanha. Passei um ano como Professor Visitante no grupo do Prof. Winfried Plass na Friedrich Schiller University Jena. Mesmo estando longe, não deixei de vir para o 19° CBCat, organizado pelo Prof. Luiz Carlos de Oliveira. Esse foi um dos CBCat mais marcantes na minha carreira, pois recebi o prêmio Pesquisador em Catálise da SBCat e fui eleito como Coordenador da Regional 3 da SBCat. Além disso, em 2018 fui eleito vice-coordenador da Divisão de Catálise da SBQ.

O 20° CBCat em São Paulo, organizado pela Profa. Daniela Zanchet e pela Profa. Liane Rossi foi muito especial, pois pude colaborar com a Daniela, a Liane, a Lolly e o Zé Maria na comissão executiva e na comissão científica. Aprendi muito com esses colegas e, em meio a todas as dificuldades, conseguimos organizar um grande congresso. Fui também reeleito Coordenador da Regional 3 da SBCat e em 2020 fui eleito tesoureiro da Divisão de Catálise da SBQ

Nesses primeiros anos da minha carreira acadêmica, tive a sorte de ter em meu grupo alunos de pós-graduação brilhantes, motivados e dedicados. São eles: Pedro H. Finger , Eduardo Scolari, Taynara Osmari, Juliana P. Lorenti, Matheus Costa, Natalia M. Cabral, José Lucas Vieira, Marcelo S. Lima, Gustavo D. Iga e Michelle S. Cordeiro. A eles deixo meu agradecimento. Graças ao trabalho desses jovens, em 2021, fui convidado para compor o Early Career Board da prestigiosa revista ACS Sustainable Chemistry and Engineering e também fui indicado pela ACS Industrial & Engineering Chemistry Research como 2021 I&EC Research Class of Influential Researchers. Além disso, fui convidado pelo European Journal of Inorganic Chemistry para contribuir em um Special Issue dedicado a Químicos Inorgânicos Latino Americanos.

A SBCat esteve presente em todas as etapas da minha carreira e participando dos CBCat pude aprender com grandes pesquisadores e fazer muitos amigos. Portanto, aos mais jovens, sugiro que participem e contribuam com a nossa Sociedade de Catálise.

Topo