SBCAT Capas Sibele 427 05 sbcat icones link Disponível em: Repositório

Autor(es): Leandro dos Santos, Lindiane Bieseki, Luiz Carlos Bertolino, Manuela Silva Martins de Oliveira, Rubens Maribondo, Sibele Berenice Castellã Pergher, Victor Matheus Joaquim Salgado Campos e Werlem Holanda dos Santos

Livro impresso pode ser solicitado por email para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Este livro revisa a geologia, mineração, processamento, usos, estatísticas do mercado nacional e internacional, dados químicos e propriedades físicas que envolvem o lítio. Foi elaborado a partir da pesquisa para o desenvolvimento e inovação em tecnologias aplicadas ao beneficiamento e a recuperação de minerais litiníferos brasileiro, incluindo prospecção e pesquisa mineral, lavra, beneficiamento e aproveitamento de rejeitos com foco na produção de compostos de lítio de alta pureza, especialmente carbonato de lítio.

O principal objetivo é apresentar possibilidades e alternativas de mecanismos para extração de lítio a partir do espodumênio, desde o reaproveitamento do resíduo formado, em especial na transformação em peneiras moleculares, até o desenvolvimento de rotas ambientalmente amigáveis, que possibilitem a formação de coprodutos de topologias e propriedades zeolíticas, por meio de novas práticas, tendências tecnológicas e desafios em pesquisas nos campos da ciência e engenharia.

São 202 anos em 2019, desde que o lítio, o primeiro do grupo de metais da tabela periódica de Mendeleev, foi descoberto. Em todo esse tempo, não perdeu sua importância e ainda está “no auge da vida”. A ideia se estende além da disponibilidade de commodities minerais não renováveis e inclui os efeitos ambientais e sociais no desenvolvimento de alternativas para o mercado nacional de extração do lítio.

Topo