Autor: Bruna Pes Nicola
Orientador(es): Orientadora: Prof.ª Dr.ª Katia Bernardo Gusmão e Co-orientador: Dr. Anderson Joel Schwanke
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Instituto de Química - Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ/UFRGS)
Regional: 4
Data da defesa: 04/03/2020
Local da defesa: Anfiteatro do Instituto de Química da UFRGS, Porto Alegre - RS

Resumo: A partir de estratégias de modificação química variadas, em que foram avaliados parâmetros de síntese como quantidade de água na síntese e o uso de uma amina neutra como co-surfactante, foram sintetizadas diferentes argilas porosas com propriedades texturais distintas. Os novos materiais foram caracterizadas por técnicas como difração de raios X (DRX), espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), análise termogravimétrica (TGA), adsorção e dessorção de N2, ressonância magnética nuclear de 29Si com polarização cruzada (RMN 29Si-CP-MAS), absorção atômica por chama (FAAS), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microscopia eletrônica de transmissão (MET). Após a caracterização, um ligante do tipo β-diimina foi ancorado via ligação covalente nas diferentes argilas porosas, e os novos materiais heterogeneizados foram caracterizados por análise elementar de CHN, RMN de 29Si, adsorção e dessorção de N2 e TGA. A partir dos resultados de análise elementar, foi quantificado o conteúdo orgânico incorporado e, com base nestes dados, os materiais híbridos foram selecionados para a síntese dos complexos heterogeneizados de níquel. O percentual de metal nos materiais foi determinado por FAAS e posteriormente os mesmos foram testados como precursores catalíticos na reação de oligomerização do eteno. Também foi sintetizado o complexo homogêneo análogo aos heterogeneizados, e o mesmo foi testado como precursor catalítico nas mesmas condições reacionais, a fim de comparação. Foi possível constatar a influência da heterogeneização destes materiais na estabilidade térmica dos mesmos, bem como nos resultados de seletividade para os produtos de interesse. Além disso, ficou evidente o efeito de diferentes tipos de acessibilidade dos suportes nos resultados de frequência de rotação. O material que demonstrou melhor desempenho nas reações foi aquele cujo suporte inorgânico apresentava maior acessibilidade interpartículas. Finalmente, o precursor catalítico que se demonstrou mais promissor neste tipo de aplicação foi submetido a testes de reciclo, através dos quais foi possível sugerir, qualitativamente, a possibilidade de reutilização dos precursores catalíticos heterogeneizados.

Palavras-chave: montmorillonita, argilas quimicamente modificadas, complexos heterogeneizados de níquel, oligomerização

COMPLEXOS DE NÍQUEL COM LIGANTE β DIIMINA HETEROGENEIZADOS EM ARGILAS QUIMICAMENTE MODIFICADAS APLICAÇÃO EM REAÇÕES DE OLIGOMERIZAÇÃO DE ETENO

Topo