DilsonCardoso Obteve o título de 'Diplom Chemiker' na Martin Luther Universität (Alemanha, 1975) e Doutorado em Ciências Naturais (Química) na mesma Universidade (1979). É vinculado ao Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos desde 1980, sendo Professor Titular desde 1991 e Professor Sênior desde 2014. Atua em estudos sobre catalise heterogênea e adsorção empregando zeólitas e peneiras moleculares, em temas de petroquímica, biodiesel e química fina.

Palestra: A SBCat no fortalecimento da catálise no Brasil (Comemoração dos 25 anos da SBCAT)
Data: 18/09/2022
Horário: 14h00
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

EduardoFalabella
Eduardo Falabella é carioca, engenheiro químico pela Escola de Química/UFRJ, com mestrado e doutorado em Catálise. De uma família de professores universitários, o lema em sua casa era “mens sana incorpore sano”. Seu bisavô, seu avô, e seu pai, Edmo Costa Sousa-Aguiar, eram arquitetos. Eduardo diz que se tornou engenheiro químico “por teimosia”.O influenciaram seu primo e padrinho, Edgard Sousa-Aguiar Vieira, engenheiro químico e PhD, e sua tia e madrinha Maria Helena Falabella, química e geóloga. Também foi de grande importância sua mãe, Maria Arminda Falabella Sousa-Aguiar, renomada professora de Literatura Francesa da UFRJ, que forjou seu gosto pelas letras.Era estudioso, mas também atleta. Foi nadador, campeão carioca dos 200m borboleta, tendo competido em campeonatos interestaduais e no exterior. A natação lhe proporcionou o sentido de disciplina, o que o ajudou na sua carreira de pesquisador.
 
Palestra: A SBCat no fortalecimento da catálise no Brasil (Comemoração dos 25 anos da SBCAT)
Data: 18/09/2022
Horário: 14h00
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
KenjiTakemoto
A área de Catalisadores Químicos com estrutura “ Vendas & Produção & Tecnologia de Aplicação “ atuando homogeneamente e tendo um portfólio de catalisadores específicos a base de metais preciosos, as vendas cresceram baseada na tecnologia de aplicação do catalisador pela especificidade da reação catalítica do cliente.
Esta atuação técnico-comercial atingiu o mercado externo e aumentou expressivamente o volume de vendas. É importante destacar a atuação global da empresa e o suporte advindo desta cooperação, agregando conhecimento e experiência profissional. Por outro lado, a participação em eventos e Comissão de Catálise/SBCat, bem como o patrocínio dos CBCats e o fornecimento de amostras para as Universidades e indústrias fortaleceram mais o nome da empresa na sociedade catalítica.
Esta sinergia da Evonik perante estas instituições contribuíram para o aperfeiçoamento científico e o interrelacionamento pessoal. Para apoiar a catálise no Brasil, desde o 12º CBCat em 2003 a Evonik patrocina o Prêmio “ Melhor Tese de Doutorado em Catálise “. Em 2005, no 13º CBCat fui agraciado com o Prêmio “ Catálise e Sociedade “. Em 2007, no 14º CBCat fui agraciado com o título de “ Sócio Honorário “. Em 2011, assumi por 2 anos a Presidência do Conselho Superior da SBCat.
 
Palestra: A SBCat no fortalecimento da catálise no Brasil (Comemoração dos 25 anos da SBCAT).
Data: 18/09/2022
Horário: 14h00
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
MartinSchmalPossui graduação em Engenharia Química pela FEI-PUC-SP(1964), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-COPPE (1966) e doutorado em Engenharia Química - Technische Universitat Berlin (1970). Professor Titular desde 1985 e atualmente é professor emérito da UFRJ.
Professor Visitante da ESCOLA POLITECNICA DA USP, Tem experiência na área de Química e Engenharia Química, com ênfase em Cinética Química e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: Catalise heterogênea, reatores, energia, catalise ambiental catalisadores (metais,oxidos). Livros publicados - Cinética Homogênea e reatores (1982); Cinética e Reatores (2010); Catálise Heterogênea (2011); Chemical Reaction Engineering, Essentials, Exercises and Examples, Taylor and Francis 2014, 220 Publicações em periódicos internacionais. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 1998. Membro titular da Academia Nacional de Engenharia (ANE).
Presidente da Sociedade Brasileira de Catálise (1998-2008). Membro efetivo do Intarnational Catalysis Society (2000-2009) Homenagem "Special Issue in Appllied Catalysis A- (2017).

Palestra: A SBCat no fortalecimento da catálise no Brasil (Comemoração dos 25 anos da SBCAT)
Data: 18/09/2022
Horário: 14h00
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
ClaudioMotaPossui Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), Mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Atualmente, é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo docente permanente dos Programas de Química e Tecnolgia de Processos Químicos e Bioquímicos. Recebeu o prêmio TWAS, concedido pela Academia Mexicana de Ciências, pelo melhor trabalho de colaboração com pesquisador mexicano. Também foi agraciado com o Prêmio de Tecnologia da ABIQUIM. Pela SBQ, recebeu o Prêmio Fernando Galembeck de Inovação e a Medalha RVq. Pelo IQ-UFRJ recebeu a Medalha Augusto A. L. Zamith, como reconhecimento de suas contribuições científicas. Atualmente, é membro do sub-comitê de Química Verde da IUPAC, além de Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Possui experiência na área de Química e Engenharia Química, com ênfase em Catálise, Físico-Química Orgânica, Petróleo, Gás natural, Petroquímica, transformação de biomassa e conversão de CO2. Suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas a conversão de glicerol, produção de biocombustíveis, transformação catalítica de biomassa não alimentícia, hidrogenação de CO2 a metanol e hidrocarbonetos, conversão de CO2 a carbonatos orgânicos, mecanismos de reações catalíticas, acidez de zeólitas e outros sólidos ácidos, química de carbocation e processos de refino, petroquímica e conversão de gás natural.
 
Palestra: Catálise para o Desenvolvimento Sustentável: Captura e Conversão de CO2
Data: 22/09/2022
Horário: 14h00
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Topo