EduardoNicolauÉ Doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e fez Pós-doutorado na University of Ottawa-Canadá (2004). É Professor Titular do Departamento de Química-ICEx, Universidade Federal de Minas Gerais. Foi Professor Convidado do Institut National Polytechnique -ENSIACET- França, Pesquisador Convidado pela Japan Society for Promotion of Science (JSPS)-Japão e pelo Centro de Pesquisa InPROMPT - Alemanha.
É diretor da Divisão de Catálise da Sociedade Brasileira de Química e é membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Catálise em Sistemas Moleculares e Nanoestruturados. Foi convidado para 22 apresentações no exterior. Foi coordenador do 5th Latin American Symposium on Coordination and Organometallic Chemistry e de 5 outros eventos em catálise. Orientou ou co-orientou 23 dissertações de mestrado, 14 teses de doutorado e 10 supervisões de pós-doutorado. Coordenou 6 projetos com indústrias. As linhas de pesquisa estão relacionadas à química organometálica e à catálise por complexos de metais de transição, atuando principalmente nos seguintes temas: hidroformilação, hidroaminometilação, metátese e hidrogenação, telomerização de compostos com ligação dupla C-C, catálise tandem, heterogeneização de catalisadores de complexos de metais de transição e aplicação de processos catalíticos na transformação de produtos naturais. É autor de 10 pedidos de patentes , três capítulos de livros e 70 publicações em periódicos indexados e seu índice h é 22.

 

Palestra: Homogeneous catalysis: a tool to add value to natural feedstock
Data: 22/09/2022
Horário: 11h30min
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Topo