Professora Verónica Karina Díez

Verónica Karina Díez, graduou-se em Química na Universidad Nacional del Litoral (UNL) em março de 1994 e em 1999 obteve seu doutorado em Química (UNL). Integra o Corpo de Pesquisadores Científicos do CONICET desde novembro de 2002 e atualmente é Pesquisadora Independente (desde fevereiro de 2017). Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Engenharia Química da UNL nas disciplinas de Química Geral-Química I do Departamento de Química. As suas atividades de investigação enquadram-se na área da catálise ácido-base heterogênea, dedicando-se à preparação e caracterização de catalisadores sólidos com propriedades básicas ou ácidas, e seu uso em reações de obtenção de compostos químicos finos utilizados nas indústrias farmacêuticas e de fragrâncias. Também participa do desenvolvimento de catalisadores bifuncionais metal/ácido-base para uso em reações de valorização de polióis de cadeia curta derivados de biomassa.

Professor Alexandre LeirasPossui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Em 2007 fez estágio de pós-doutoramento no Instituto Superior Técnico de Lisboa, Portugal, em Processos Industriais de Engenharia Química. É professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1995. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Processos Orgânicos. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Petróleo e Petroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: Refino de Petróleo, Caracterização de Combustíveis e Catálise Heterogênea.
Professor Agustin MartinezAgustín Martínez nasceu em Alzira (Valência, Espanha) em 1961 e formou-se em Química na Universidade de Valência em 1984. Seu doutorado foi realizado no Instituto de Catálisis y Petroleoquímica (ICP-CSIC) em Madrid sob a orientação do Prof. Avelino Corma na área de catalisadores de zeólitas para craqueamento catalítico. Ele concluiu o doutorado em 1990. Durante o período de 1988-1990 trabalhou no Centro de I&D da empresa de refinação CEPSA em Madrid. Em 1991, obteve um cargo permanente no ITQ e em 2009 foi promovido a Professor Investigador Catedrático do CSIC. Atualmente, também é membro do Comitê de Catálise da International Zeolite Association (IZA) e é um dos dois delegados da Sociedade Espanhola de Catálise na Associação Internacional de Sociedades de Catálise (IACS).
Professor José Marcos FerreiraPossui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE, 1991) e é aluno de doutorado em Engenharia Química no programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ (EPQB). Tem mais de 30 anos de experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em produção de catalisadores para leito fluidizado (FCC), síntese e modificação de zeólitas e outros intermediários. Atualmente ocupa o cargo de Consultor em Tecnologia de FCC na Fábrica Carioca de Catalisadores, realizando pesquisas e desenvolvimento de catalisadores para aplicação em economia circular: reciclagem química de plásticos, conversão de óleo de pirólise.
Professor Santiago FigueroaGraduado em Física (B.S.) da Universidade Nacional de La Plata-Argentina (2003), doutorado em Física pela mesma Universidade (2009). Projetos de pesquisa na área de nanociências e catálise heterogênea. Pós-doutorado no European Synchrotron Radiation Facility (ESRF) até final de 2011, participando em projetos científicos em colaboração com diferentes grupos e na instalação de infraestrutura para realização de experimentos in situ em linhas de luz de absorção de raios-X e difração. Desde o início de 2012 integra a equipe do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), fazendo sua pesquisa e colaborações com diferentes grupos e coordenando o projeto da linha QUATI no Sirius.
Principais áreas de interesse: espectroscopia de raios-X, armazenamento de hidrogênio, catálise e instrumentação científica
Topo