24 05 SBCAT QUEM SOMOS DR. MARCIO JOSÉ NoticiaNasci em 1965 na região da Cidade Industrial, em Belo Horizonte, onde cresci as margens da poluição gerada por grandes como a Companhia Siderúrgica Mannesmann. Fiz meus estudos de primerio grau sempre em instituições públicas de ensino do Estado ou Prefeitura. Após me formar como técnico segundo grau em Química no CEFET-MG (1984), ingressei na Mannesmann onde atuei até 1985-1992, quando larguei o trabalho para dedicar-me aos estudos. Por iniciativa própria, interrompi minha carreira naquela empresa para ingressar na UFMG em 1992, no curso de Bacharel em Química, já com 27 anos de idade. Queria ser químico e voltar a trabalhar numa grande Indústria.

Após ingressar na graduação na UFMG (3 período), voltei a trabalhar, porém, agora como professor no estado, algo que nunca havia cogitado. Isto permitiu-me conciliar a graduação com atividades profissionais. Lecionei inicialmente em Escolas Estaduais, Colégio Tiradentes da PMMG, e posteriormente em cursos pré-vestibulares, o que fiz até concluir a graduação. Fui bolsista de IC por duas vezes, sendo a última, no fim da graduação, na área de Química Inorgânica, quando encontrei uma área apaixonante na Química: a Catálise. A multidisciplinaridade desta área caiu como uma luva para mim, pois na Indústria, trabalhava com áreas relacionadas às químicas, analítica, físico-química, orgânica e inorgânica. Minha orientadora de IC, Prof. Elena Gusevskaya, sugeriu que eu fizesse Mestrado, o que segundo ela, seria suficiente ao menos para ser professor numa universidade privada. Não tive dúvidas, aceitei o desafio, e consegui ser aprovado no Mestrado na UFMG em 1998, motivado também por ter me casado em 1995 com Natália Berger, o me impulsionou a alçar maiores voos. Durante o Mestrado, percebi que estava no caminho certo, más que tinha muito ainda a aprender e progredir. Durante meu Mestrado e Doutorado nasceram meu filho Matheus (1999) e Luiza Berger (2003). No Doutorado, ficava surpreso por ver como trabalhar com Pesquisa me satisfazia, como me envolvia principalmente com os nuances da Catálise, uma área só conheci ao final da graduação. Após concluir o Doutorado (2004) fui professor numa universidade privada, más logo passei a me dedicar a ser aprovado como Professor em concurso numa Universidade Pública. Para tal, retornei a UFMG em 2005, e como o Prof. Rodinei Augusti, aceitou ser meu supervisor de pos-doc. Em 2006, em meio a realização da copa do mundo, fiz concurso aqui na UFV-MG, onde fui aprovado em primeiro. Hoje, 18 anos após, sou Pesquisador Nível 1D CNPq (desde 2022), e Líder do Grupo do Pesquisa “Catálise Homogênea e Heterogênea” certificado pelo CNPq. Atualmente, desenvolvo atividades de Pesquisa em duas áreas: (i) Desenvolvimento de Processos Ácidos e Oxidativos Catalisados por Polioxometalatos para Conversão de Biomassa em Biocombustíveis e Derivados de Maior Valor Agregado”. Estes processos estão focados na valorização de matérias primas de origem renovável derivadas da biomassa lignocelulósica e oleaginosa transformando-as em derivados de química fina e ou biocombustíveis.

Fui bolsista de Produtividade Nível 2 nos períodos de 2009-2014, 2016-2022 e foi promovido a Pesquisador Nível 1D em 2022. Fui bolsista de Pos-Doc com Bolsa FAPEMIG no ano de 2006, na UFMG, e de Pós-Doc com bolsa CNPq em 2013, na Purdue University/ Indiana/ USA. Tenho em meu currículo 117 Artigos Publicados em Periódicos de impacto internacional, 14 Capítulos de Livros publicados no exterior, 3 Patentes, 144

Trabalhos Publicados em Anais de Eventos, envolvendo Trabalhos Completos, Resumos e Resumos Expandidos. Fui Orientador Principal de 23 Dissertações de Mestrado, 16 Teses de Doutorado e 9 supervisões de Pós-doutorado. Em termos de formação de recursos humanos ao nível de Graduação em Química. Atuo como orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de pós-Graduação em Agroquímica onde sou coordenador, no PPG da Rede Mineira de Química e como orientador de Mestrado do Programa de pós-Graduação em Engenharia Química, todos na UFV.

Topo