SBCat Conheça os Professores NoticiaPrêmio Pesquisador em Catálise 2023

A Diretoria da SBCat tem o prazer de anunciar os Professores Fabio Souza Toniolo (COPPE/UFRJ) e Tiago Pinheiro Braga (IQ/UFRN) como vencedores do prêmio "Pesquisador em Catálise 2023”.

O prêmio contempla o pesquisador com até 40 anos de idade e que apresentou, nos últimos dois anos, uma das melhores contribuições para o desenvolvimento da catálise no nosso país e divulgação do Brasil no cenário internacional.

O Prof. Fabio é graduado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e Doutor em Ciências em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ (2010), com pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Berkeley/EUA (2013/14). É Professor Associado do Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ e atua na área de Cinética e Catálise, desenvolvendo atividades científicas no NUCAT - Núcleo de Catálise da COPPE/UFRJ. Tem experiência na síntese, caracterização e aplicação de catalisadores heterogêneos em processos relevantes para a indústria e a academia, com particular interesse nas reações da (i) química do C1 e valorização do CH4, CO e CO2, (ii) síntese de Fischer-Tropsch, e (iii) alcoolquímica e valorização de biomassa, buscando complementar aspectos experimentais e teóricos, fundamentais e aplicados em Catálise e Engenharia Química. É Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ.

O Prof. Tiago é graduado em Química Industrial (2006), mestre em química inorgânica (2009) e doutorado em química (2012) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou doutorado sanduíche no Institut de Recherche sur La Catalyse et Lenvironemment-IRCE em Lyon na França (2010-2011). Pós-doutorado no laboratório de raios X da Universidade Federal do Ceará (2013). Atualmente é professor adjunto no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e membro do Laboratório de Peneiras Moleculares-LABPEMOL. Orienta alunos de graduação (iniciação cientifica) e pós-graduação (mestrado e doutorado) junto ao Programa de Pós-Graduação em Química da UFRN. Tem experiência na área de química, com ênfase em físico-química. As pesquisas realizadas se enquadram nos seguintes temas: catálise heterogênea, superfícies ácidas-básicas-redox, síntese e caracterização de óxidos metálicos e ligas magnéticas, sólidos porosos, nanopartículas, valorização do glicerol e etanol, desidrogenação oxidativa de hidrocarbonetos, fixação do CO2, fotocatálise.
Os Profs. Fabio e Tiago apresentarão Keynotes durante o 22º CBCat que acontecerá, entre os dias 25 e 29/09 em bento Gonçalves, RS.

A comissão avaliadora do prêmio foi composta por:
Professor Luiz Antonio Magalhães Pontes – UFBA (Regional 1)
Professor Alexandre Gaspar - INT (Regional 2)
Professor Daniela Zanchet – UFScar (Regional 3)
Professor José Ribeiro Gregório – UFRGS (Regional 4)

04 07 SBcat Premio noticiaA Diretoria da SBCat tem o prazer de anunciar a nona edição do "Pesquisador em Catálise", cujo objetivo é o de incentivar o pesquisador atuante em um dos aspectos da catálise no nosso país, premiando o candidato que tenha apresentado uma das melhores contribuições para o desenvolvimento dessa área do conhecimento no Brasil.

A comissão avaliadora do prêmio será composta por:
Professor Luiz Antonio Magalhães Pontes – UFBA (Regional 1)
Professor Alexandre Gaspar - INT (Regional 2)
Professor Daniela Zanchet – UFScar (Regional 3)
Professor José Ribeiro Gregório – UFRGS (Regional 4)

Saiba mais AQUI sobre o Regulamento do Prêmio - versão 2023

01 06 noticia O prazo para inscriçãoAgora você tem até o dia 7 de junho para se inscrever no Pesquisador em Catálise. Participe!

Consulte o regulamento completo AQUI

Acesse a errata do edital AQUI

16 06 SBCAT Noticia Ganhador 2A Diretoria da SBCat tem o prazer de anunciar o Professor Luis Adriano Santos do Nascimento como vencedor do prêmio "Pesquisador em Catálise 2021”.

O prêmio contempla o pesquisador com até 40 anos de idade e que apresentou, nos últimos dois anos, uma das melhores contribuições para o desenvolvimento da catálise no nosso país e divulgação do Brasil no cenário internacional.

O Prof. Luis Adriano é Professor Associado 1 do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará, onde foi Diretor da Faculdade de Biotecnologia entre 2016 e 2017. Desde a inauguração do Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, em julho de 2016, é vice-coordenador do Laboratório de Óleos da Amazônia, onde se dedica à atividades de pesquisa e prestação de serviços, nas quais atende desde grandes empresas como Agropalma, Natura, Beraca, Amazon Oil e Dende Tauá até cooperativas e associações de agricultores familiares. Atua nas áreas de Biocombustíveis e Biomassas Residuais, valorização de resíduos, preparação de catalisadores, além de estudos com óleos e gorduras vegetais e de cianobactérias. Coordena atualmente 2 projetos de pesquisa, entre eles o projeto "DESENVOLVIMENTO DE NOVOS CATALISADORES E PROCESSOS SUSTENTÁVEIS PARA BIORREFINARIA UTILIZANDO REJEITOS AGROINDUSTRIAIS LIGNOCELULÓSICOS AMAZÔNICOS". Está vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e Biotecnologia (PPGBIOTEC). Já co-orientou duas Teses de Doutorado e uma dissertação de mestrado. Além disso, já orientou 3 Teses de Doutorado, 11 dissertações de mestrado e 30 TCCs. Atualmente orienta 4 TCCs, 4 mestrados e 4 doutorados e possui 31 publicações em periódicos indexidaos. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Cinética Química e Catálise, Química de Produtos Naturais, Oleoquímica e Físico-Química Inorgânica.

O Prof. Luis Adriano apresentará uma Keynote durante o 21CBCat que acontecerá, de forma totalmente virtual, de 13 a 17 de setembro de 2021.

A comissão avaliadora do prêmio foi composta por: 

  • Dr. Alexandre Gaspar – INT
  • Dr. Jean Marcel Ribeiro Gallo – UFSCar
  • Dr. José Riberio Gregório – UFRGS
  • Dr. Luiz Antonio Magalhães Pontes – UFBA

22 02 SBCAT ConfiraPremio NotíciaA Diretoria da SBCat tem o prazer de anunciar a nona edição do "Pesquisador em Catálise", cujo objetivo é o de incentivar o pesquisador atuante em um dos aspectos da catálise no nosso país, premiando o candidato que tenha apresentado uma das melhores contribuições para o desenvolvimento dessa área do conhecimento no Brasil.

A comissão avaliadora do prêmio será composta por:

  • Professor Luiz Antonio Magalhães Pontes – UFBA (Regional 1)
  • Professor Alexandre Gaspar - INT (Regional 2)
  • Professor Jean Marcel Ribeiro Gallo – UFScar (Regional 3)
  • Professor José Ribeiro Gregório – UFRGS (Regional 4)

Confira AQUI o Regulamento do Prêmio - versão 2021

Luis Adriano Santos do Nascimento 

 10 06 ICONE currículo Lattes Lattes

Adilson Cândido da Silva

 10 06 ICONE currículo Lattes Lattes

Jean Marcel Ribeiro Gallo (UFSCar)

10 06 ICONE currículo Lattes Lattes

Leandro Martins (UNESP)

 10 06 ICONE currículo Lattes Lattes

Luiz Carlos Alves de Oliveira (UFMG)

 10 06 ICONE currículo Lattes Lattes

Liane Rossi (USP)

 10 06 ICONE currículo Lattes Lattes

Mariana de Mattos V. M. Souza (UFRJ)

 10 06 ICONE currículo Lattes Lattes

Paulo Anselmo Ziani Suarez (UNB)

 10 06 ICONE currículo Lattes Lattes

Fabio Barbosa Passos (UFF)

10 06 ICONE currículo LattesLattes

Fabio Bellot Noronha (INT)

10 06 ICONE currículo LattesLattes 

Adriano Lisboa Monteiro (UFRGS)

10 06 ICONE currículo LattesLattes 

Topo