ManuelMolinerAula: Síntese - Zeólitas

Sobre o Ministrante: Manuel Moliner concluiu seu doutorado na Universidade Politécnica de Valência (UPV), em Química, sob a orientação do Prof. Avelino Corma e da Dra. Maria J. Díaz em 2008, trabalhando na síntese de novas estruturas zeolíticas para sua aplicação como catalisadores em processos químicos de relevância industrial, utilizando metodologias de alto rendimento. Em seguida, ele realizou um pós-doutorado de dois anos (2008-2010) com o Prof. Mark Davis no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), onde trabalhou no design e síntese de materiais funcionais com aplicação em diferentes processos catalíticos, principalmente em transformações de biomassa.

Ele ingressou no ITQ como pesquisador "Ramón y Cajal" em 2011, obtendo uma posição de Cientista Permanente em 2014 e sendo recentemente promovido a Pesquisador Científico em 2021. Sua pesquisa está na interface entre a catálise heterogênea e o design de materiais.

Manuel publicou 103 artigos em revistas internacionais de revisão por pares e apresentou 33 pedidos de patente como co-inventor (11 transferidos para a indústria e 11 apresentados em conjunto com a indústria). Manuel recebeu o "Prêmio Jovem Pesquisador" da Associação Internacional de Zeólitas (IZA) em 2019 por suas contribuições para a Ciência e Tecnologia das zeólitas.

Data: 21/09/2023
Horário: 10:45h - 12:00h

Topo