4Ercat Fotos 0003 Ruth

Ruth Leibsohn Martins

O fundamento deste prêmio é reconhecer um pesquisador, profissional ou aluno, da região de abrangência da Regional 2, pelas suas contribuições para o avanço da catálise. O objetivo não é apenas reconhecer a excelência acadêmica ou mérito científico do trabalho de um indivíduo, mas também suas atividades altruístas, caracterizadas pela boa interação e ajuda a colegas, subordinados e o público em geral.

O vencedor pode ter atuação no entendimento da catálise e no desenvolvimento de novos catalisadores e processos catalíticos, abrangendo a catálise homogênea, catálise heterogênea, biocatálise, eletrocatálise, fotocatálise, preparação, caracterização ou avaliação de catalisadores, modelagem de catalisadores, de reatores ou de processos catalíticos, entre outros aspectos. São elegíveis para indicação os sócios da SBCat vinculados a Regional 2.

O indicado poderá ser professor, pesquisador, profissional ou aluno vinculado a Universidade, Centro de Pesquisa ou Empresa situada na região de abrangência da Regional 2. A premiação é aberta a profissionais sêniores, com mais de 10 anos de atuação contínua na área, profissionais em início de carreira, com até 10 anos de atuação ou estudantes de pós-graduação pelo trabalho de tese. A única condição é que, aliada à contribuição científica, o indivíduo deve mostrar espírito altruísta, de colaboração e solidariedade com os pares, subordinados e o público em geral.

A indicação de candidato à Medalha Ruth Leibsohn Martins deverá ser feita por sócio da SBCat vinculado a Regional 2, em dia com o pagamento das anuidades da SBCAT. O sócio deverá encaminhar até o dia determinado para a Comissão Julgadora do Prêmio (email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) um documento sucinto justificando as razões para a indicação do candidato. Além das justificativas baseadas no mérito científico do trabalho realizado, o documento deverá mostrar a vocação altruísta do candidato, através do espírito de colaboração, solidariedade e ajuda aos pares, subordinados e o público em geral.

Template para o prêmio: 
Clique AQUI para download.

Conheça a pesquisadora Maria Auxiliadora Scaramelo Baldanza, vencedora do Prêmio Ruth Martins

24 02 5ERCAT ConheçaMaria noticiaA vencedora do Prêmio Ruth Martins foi a pesquisadora Maria Auxiliadora Scaramelo Baldanza. É graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Engenharia Química pelo Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ (1991) e doutorado em Engenharia Química - Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ (1997).

Atualmente é pesquisadora plena do Núcleo de Catálise (NUCAT/PEQ/COPPE/UFRJ. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Cinética Química e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: Catálise ambiental (Redução de NOx por CO, metano, etanol), Síntese de Fischer-Tropsch, Produção de H2, Hidrotratamento, Preparação e Avaliação de catalisadores metálicos e óxidos. Atualmente faz parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Catálise como tesoureira.

Topo