Christian LopesAula: Caracterização - XAS
 
Sobre o Ministrante: Christian Wittee Lopes estudou Química Industrial na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI – Erechim). Realizou seus estudos de mestrado em síntese de zeólitas utilizando líquidos iônicos à base de cátions imidazólio sob a supervisão da Prof. Sibele Pergher na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em seguida, mudou-se para Valência (Espanha) para seus estudos de doutorado no Instituto de Tecnologia Química (ITQ-UPV-CSIC) sob a supervisão do Prof. Fernando Rey e do Dr. Giovanni Agostini. Em sua tese, ele estudou materiais baseados em metais para reações catalíticas relacionadas ao meio ambiente por Espectroscopia de Absorção de Raios X (XAS) e tornou-se um usuário avançado de grandes instalações. Obteve o doutorado internacional após passar um período no LIKAT (Rostock - Alemanha) em 2018 e sua tese foi agraciada com a menção Cum Laude. Após o doutorado, retornou ao Brasil e em 2019 se juntou ao grupo da Prof. Katia Bernardo Gusmão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) como pesquisador de pós-doutorado. Em 2020, se tornou Pesquisador Visitante do PRH 50.1 no Instituto de Química da UFRGS no âmbito do Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Em 2023 começará suas atividades como Professor do Magistério Superior no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná. Sua área de pesquisa está focada na síntese de materiais porosos contendo espécies metálicas e sua caracterização avançada por espectroscopia de absorção de raios X sob condições de ativação/reação.

Data: 22/09/2023
Horário: 16:00h - 17:15h 
Fernando ReyAula: Caracterização - Adsorção de gases

Sobre o Ministrante: O Professor Fernando Rey (Madri, 1963) obteve seu diploma em química na Universidad Autónoma de Madri (1986). Seus estudos de doutorado foram realizados no Instituto de Tecnologia Química (ITQ), obtendo seu doutorado em 1992. A área de pesquisa de sua tese de doutorado foi a síntese, caracterização e aplicações catalíticas de hidrotalcitas. Posteriormente, ele se juntou ao grupo do Prof. John M. Thomas de 1993 a 1995 no Royal Institution of Great Britain como bolsista de pós-doutorado. Durante sua estadia de pós-doutorado, sua pesquisa foi focada no desenvolvimento de novas ferramentas de caracterização "in situ" baseadas no uso de radiação de síncrotron para entender o comportamento de catalisadores micro e mesoporosos. Ele retornou ao ITQ em 1995 e um ano depois obteve uma posição permanente no instituto. Ele foi promovido a Professor Pesquisador do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) da Espanha em 2007. O Prof. Rey foi diretor do Instituto de Tecnologia Química de 2014 até 2022.
Sua área atual de pesquisa está focada na síntese e caracterização de materiais micro e mesoporosos com aplicações em catálise e adsorção. Nos últimos dez anos, o Prof. Rey tem se envolvido no desenvolvimento de adsorventes adequados para processos de separação direcionados, controlando as propriedades das zeólitas. Essa linha de pesquisa resultou em separações desafiadoras, como etano/etileno, recuperação de butanol de misturas aquosas de ABE, entre outras, com seletividades nunca antes vistas.
Ele é coautor de mais de 190 artigos em revistas científicas de alto impacto e apresentou inúmeras palestras em congressos, e atualmente seu 'índice-h' é 63. Além disso, ele é co-inventor em mais de 45 patentes relacionadas à síntese de novos materiais porosos e sua aplicação em diferentes processos industriais. Algumas dessas patentes foram licenciadas para indústrias.

Data: 22/09/2023
Horário: 14:00h - 15:15h

Carmen ClaverAula: Síntese - Catalisadores homogêneos

Sobre a MinistranteProfessora de Química Inorgânica na Universidade Rovira i Virgili de Tarragona (Espanha) desde 1991 e nomeada Professora Emérita em 2020. Sua pesquisa se concentra em aspectos sustentáveis da catálise: seletividade por meio do design de catalisadores, reciclagem de catalisadores homogêneos suportados, desenvolvimento de catalisadores eficientes para o CO, intensificação de processos e eletrocatálise. Fundadora e líder do grupo de pesquisa “Catálise Organometálica e Homogênea” na Universidade Rovira i Virgili de 1985 a 2020, com participação contínua em projetos competitivos, projetos europeus e atividade contínua no programa COST Action e desenvolvimento de contratos industriais. Orientou 30 teses de doutorado e alunos de mestrado. Coordenadora do Mestrado “Síntese e Catálise” (2008-2011). Professora no Mestrado Erasmus Mundus “SuCat” (2021-2024). Vice-Reitora de Pesquisa da URV de 1993 a 1997, Diretora Científica do “Centro Tecnológico de Química da Catalunha” e Diretora da “Unidade de Tecnologia Química” Eurecat de 2009 a 2020. Reconhecida como Pesquisadora Distinta pelo Governo Catalão (2003) e como Professora Universitária Distinta “Rovira i Virgili” (2004). Medalha “Narcis Monturiol” (2007). Cadeira de Excelência Pierre de Fermat em Toulouse, França (2009-2011). Membro do Conselho Científico do Conselho Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) da França (2009-2014). Membro do Conselho Consultivo do “Simposium Internacional em Catálise Homogênea” ISHC desde 2002. Membro correspondente da Real Academia de Ciências da Espanha desde 2010. Membro da Academia Europeia desde 2012. Recebeu o Prêmio “Ciamician-Gonzalez” de Palestrante pela “Real Sociedad Española de Química” (RSEQ) e pela “Società Chimica Italiana” (SCI) (2014). Medalha de Ouro para Pesquisa Organometálica (2015). Prêmio “Miguel Catalán-Paul Sabatier”, Societé Chimie Française (2016). Doutora “Honoris Causa” pela Universidade Paul Sabatier, Toulouse (2019).

Data: 22/09/2023
Horário: 09:00h - 10:15h

Cristiane RodellaAula: Caracterziação - DRX
 
Sobre a MinistrantePossui graduação em Física, mestrado em Física Aplicada e doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais todas na Universidade de São Paulo (2001) e dois estágios de pós-doutorado em Química Inorgânica na UNICAMP. Desde 2005 trabalha no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS-CNPEM), onde desenvolve pesquisa na área de catálise heterogênea e materiais para armazenamento de energia, com ênfase na caracterização estrutura-funcionalidade em experimentos in situ e operando usando técnicas de luz síncrotron. Além disso, é líder do Grupo Paineira do Sirius, estação dedicada à experimentos de difração de raios X de materiais policristalinos.
 
Data: 22/09/2023
Horário: 10:45h - 12:00h
Topo