Accessibility Tools
A Sociedade Brasileira de Catálise foi criada em assembleia de fundação (veja ata de constituição) no dia 18 de setembro de 1997. Porém, a trajetória da criação da SBCat iniciou-se bem antes, em 1981, quando da realização do 1o Seminário de Catálise no Rio de Janeiro. Desde então, os Seminários de Catálise têm sido realizados a cada dois anos, fato que foi fundamental não só para a difusão da catálise nas diferentes regiões do país, mas também a consolidação da comunidade e formação de novos grupos de pesquisa. Em 1987 o nome dos encontros foi alterado para Seminário Brasileiro de Catálise, refletindo o crescimento da área e a sua capilaridade pelas mais diferentes regiões do país.
No 8o Seminário Brasileiro de Catálise realizado em Nova Friburgo, foi constatado que a comunidade já apresentava número suficiente de participantes para que os Seminários pudessem ser considerados como Congressos. Nessa ocasião, o Professor Dilson Cardoso propôs por um abaixo assinado que o nome do evento fosse alterado de Seminário Brasileiro de Catálise para Congresso Brasileiro de Catálise.
Assim, em 1997 foi realizado em Água de Lindóia o primeiro dos congressos de catálise, o 9o Congresso Brasileiro de Catálise em Águas de Lindóia, ocasião em que foi criada a SBCat, cujos objetivos são, além da realização do congresso a cada dois anos, promover a difusão da catálise no Brasil. Uma diretoria provisória formada por Martin Schmal, Dilson Cardoso, Roberto Fernando de Souza e Fernando Leite foi instituída para consolidar a criação da SBCat, redigir um estatuto e um regimento que viriam a ser aprovados durante a realização da 1a Assembleia Geral que ocorreu durante o 10o Congresso Brasileiro de Catálise em Salvador.
Até 2020 já foram realizadas 20 edições do Congresso Brasileiro de Catálise, temos uma comunidade de mais de 200 participantes ativos da Sociedade Brasileira de Catálise, além de quatro Regionais de Catálise. É com muito orgulho que vemos essa comunidade crescer e cada vez mais se destacar no âmbito nacional e internacional, gerando conhecimento, formando alunos, promovendo as descobertas científicas e também é claro, realizando grandes parcerias científicas, fazendo amigos e reconhecendo o trabalho dos antecessores que idealizaram e tanto contribuíram para a criação da SBCat.
Ata da assembleia de constituição da SBCat, de setembro de 1997.
Histórico das diretorias da SBCat, de 2000 até a gestão atual.
A Catálise no Brasil nos últimos 25 Anos: Uma história de sucesso, J. Dupont, Quím. Nova v.25 supl.1, 2002.
A Catálise no Brasil, M. Schmal, J. Braz. Chem. Soc. vol.25, no.12, 2014.
Um panorama da Catálise no Brasil nos últimos 40 anos, K. B. Gusmao; S. B. C. Pergher; E. N. dos Santos, Quim. Nova, Vol. 40, No. 6, 650-655, 2017.
Presidente: Katia Bernardo Gusmão (UFRGS)
Vice-Presidente: Anne Gabriella Dias Santos (UERN)
Secretário: Cristiane Barbieri Rodella (LNLS – CNPEM)
Tesoureira: Maria Auxiliadora Scaramelo Baldanza (UFRJ)
Presidente: Katia Bernardo Gusmão (IQ - UFRN)
Presidente da gestão anterior: Sibele B. Castellã Pergher (IQ - UFRN)
Representante Regional 1: Adonay Rodrigues Loiola (UFC)
Representante Regional 2: Fabio Toniolo (UFRJ)
Representante Regional 3: Janaina Fernandes Gomes (UFSCar)
Representante Regional 4: Marcelo Priebe Gil (UFRGS)
Sócio Coletivo: Gustavo Castro (Evonik)
Sócio Coletivo: Carla Queiroz (Clariant)
Divisão de Catálise (SBQ): Eduardo Nicolau dos Santos (UFMG)