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15 08 SBCAT Regional 3 quem somos Adriana Paula Ferreira Noticia 1Eu nasci em Barbacena-MG e ainda, bem pequena, já era claro que seria uma professora. Mas o caminho para as ciências exatas apareceu mais tarde, já que não havia referência familiar razoavelmente próxima nestas áreas. Foi uma descoberta individual e progressiva. Fui aprovada em  Farmácia na UFMG para o 2o semestre letivo e em Ciências na atual UFSJ para o 1o semestre letivo. A ansiedade não me deixou esperar e iniciei a graduação no curso de Ciências, o qual cursei por 2 anos para descobrir que queria estudar Química. Fui para a UFV e lá me formei no ano de 2003 em ambos os cursos, licenciatura e bacharelado em Química, recebendo a medalha de honra "Arthur Bernardes", pelo destaque entre meus pares e pelo brilhante desempenho acadêmico do CRQ-MG.

Durante minha graduação eu já sentia a dicotomia que eu (felizmente) viveria mais tarde sobre minhas aptidões profissionais: a pesquisa e o ensino. Dediquei-me à Iniciação Científica e também ao Programa de Tutoria da UFV durante quase todo o período de graduação. Desenvolvi um gosto particular pela pesquisa em química experimental e participei dos meus primeiros Encontros Regionais da SBQ. Paralelamente aprendia muito sobre ensino tutorando colegas ingressantes. Em aulas práticas para o ensino de química experimental conheci um professor inspirador, Per Christian Braathen, cuja história de vida e vivência da docência falavam com a minha vocação genuína para o ensino. Assim descobri minha vocação acadêmica.

Após a conclusão das minhas graduações fui aprovada como bolsista para alguns programas de pós graduação em Minas e também na Engenharia Química da UFSCar para início imediato. Escolhi a UFSCar, particularmente pelo meu interesse genuíno em áreas aplicadas da química e apostando numa instituição de maior destaque, mas sem dimensionar a magnitude da área de pesquisa em Catálise da UFSCar. Não demorou para eu tomar ciência e fazer um bom proveito disso.

Fui desde então e até a conclusão da minha pós graduação orientada pelo Prof. José Maria Correa Bueno, a quem muito agradeço. No mestrado, trabalhamos em parceria no laboratório do Prof. Ulf Schuchardt e já pude conhecer vários colegas. No primeiro ano de mestrado, em 2004, participei do VI ERCat/Regional 3 realizado em Americana-SP e, desde então, sempre estive presente. Defendi o mestrado às vésperas do 13oCBCat, realizado em Foz do Iguaçu e organizado pelo Prof. José Maria, sendo o meu primeiro de tantos outros Congressos Brasileiros de Catálise, inclusive atuando na organização. Desta maneira conheci muitos colegas da comunidade catalítica brasileira e fiz amigos memoráveis, como o Prof. Victor Teixeira.

No doutorado, trabalhamos em parceria com a Profa. Daniela Zanchet, pesquisadora do LNLS naquela época, e avançamos em setups para os experimentos catalíticos heterogêneos in situ e operando a altas temperaturas, algo importante e inovador para pesquisas em Catálise. Fiz um doutorado sanduíche com o Prof. Harold Kung na Northwestern University, nos Estados Unidos, tendo sido uma experiência valorosa. No final de 2009 conclui meu doutorado e recebi o prêmio de melhor tese em Catálise do biênio pela Sociedade Brasileira de Catálise, apresentado-a no 16oCBCat, realizado em 2011, em Campos do Jordão.

Permaneci como pós doc no LabCat/UFSCar e fui aprovada no concurso para docente da Engenharia Química da UFSCar, no final de 2010, atuando prioritariamente no ensino de Cinética e Reatores Químicos. Nos primeiros anos da minha carreira acadêmica, como pesquisadora, iniciei estudos sobre preparação e caracterização de catalisadores e nanocatalisadores de metais nobres e de transição suportados, óxidos mássicos e mistos, reações de oxidação de hidrocarbonetos leves, aromáticos e de CO, reforma do metano, etanol e outras biomassas, produção de H2 e gás de síntese (CO e H2) e a utilização de CO2. Continuei em colaboração com a pesquisa de caracterização de materiais através de diversas técnicas espectroscópicas e em experimentos de catálise heterogênea "in situ" para estudos dos mecanismos das reações catalíticas heterogêneas. Foram várias orientações de mestrado e de iniciação científica (20) antes do período pandêmico, em 2020. Em 2015, fui eleita coordenadora da Regional 3 de Catálise, tendo atuado na vice coordenação outros 4 anos. Atuei na Comissão Executiva do 20CBCat, realizado em São Paulo no ano de 2019. Porém, foi o único CBCat que não estive presente desde 2005, dado o nascimento recente da minha filha.

Paralelamente minhas atuações voltadas para o ensino intensificavam-se. Fiquei à frente da coordenação do Curso da Engenharia Química por 5 anos, de 2019 a 2024, tendo coordenado uma grande reformulação do currículo do curso por competências e contemplando a curricularização da extensão. Em 2017, fui co-fundadora e coordenadora do Programa Acadêmico de Apoio ao Estudante de Graduação (PAAEG) da UFSCar, onde permaneci por 6 anos, um programa de acolhimento e tutoramento de estudantes ingressantes baseado em metodologias ativas e ensino centrado no estudante. Como estudiosa e entusiasta das metodologias ativas e colaborativas de ensino-aprendizagem, tenho também desenvolvido trabalhos na área de Educação para o Ensino Superior de Ciências Exatas, já tendo orientado mais de 30 trabalhos de conclusão de curso, nove deles nesta temática. Tenho participado assiduamente e publicado trabalhos em eventos científicos dedicados ao ensino de ciências exatas. Em 2024 fui palestrante convidada para a edição do 51o Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Atualmente também componho a equipe do Programa de Metodologias Ativas e Avaliação da UFSCar (MetAA), atuando na formação docente continuada.

Assim, na pesquisa e no ensino, sigo inspirada por Jean Piaget: "Professor não é o que ensina, mas o que desperta no aluno a vontade de aprender".

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