13 07 SBCAT Arnaldo Notícia2Formei-me em Química Industrial pela Escola Nacional de Química da Universidade do Brasil em 1968. Em 1969, ingressei na PETROBRAS para fazer o Curso de Engenharia de Processamento, CENPRO. Ao fim do curso fui lotado na então Divisão de Ensaios (DIVEN) do Centro de Pesquisas de Desenvolvimento da PETROBRAS, o CENPES.

Em 1972, montava o Dr. Leonardo Nogueira, no CENPES, um grupo dedicado a pesquisa e desenvolvimento em Catálise. Para formar o pessoal necessário, inexistente localmente, foi estabelecido, em parceria com o Instituto de Química da UFRJ, o Curso Avançado em Catálise e Processos Catalíticos (CAPROC), que valia como curso de Mestrado e era aberto a profissionais do CENPES e a estudantes do IQ/UFRJ. O CAPROC trouxe para o Brasil cientistas de grande renome na Catálise, como Herman Pines (Northwestern), Robert Burwell (Northwestern) e Michel Boudart (Stanford). Foi no CAPROC que cursei meu Mestrado e tive meu primeiro contato com a Catálise Heterogênea. Defendi minha Dissertação em 1975, sob a orientação de Leonardo Nogueira.

Em 1976 migrei para o recém-criado Setor de Catálise da agora Divisão de Tecnologia de Refino (DITER) do CENPES, onde integrei o grupo que desenvolveu o processo de fabricação de eteno a partir do etanol, que mais tarde deu origem a planta industrial implantada na fábrica da Salgema em Alagoas. Esta foi a época das crises do Petróleo, que conduziram o Brasil ao seu pioneirismo na área de Alcoolquímica.

Em 1978, o Setor de Catálise foi transformado em Divisão de Catalisadores (DICAT). Houve então grande esforço de aumento de capacitação técnica do grupo que constituiu a nova Divisão. Neste contexto, fui designado para desenvolver estudos de Doutorado no exterior, tendo escolhido, para tanto, a Universidade de Edimburgo, Escócia, onde ingressei em 1979 e permaneci até 1982, sob a orientação do Prof. Charles Kemball. Minha Tese de Doutorado foi escrita após meu retorno ao Brasil e defendida em 1984.

No meu retorno, fiquei lotado no Setor de Desenvolvimento de Catalisadores (SEDEC) da DICAT, onde coordenei o grupo que trabalhava no desenvolvimento de catalisadores para hidrorrefino, área em que permaneci até minha aposentadoria da PETROBRAS em janeiro de 1993.

Em 1994 ingressei no Instituto de Química da UFRJ, onde, além das atividades didáticas na graduação e pós-graduação, montei o Laboratório de Catálise Heterogênea, que dirigi até minha aposentadoria em 2019 e onde tive oportunidade de orientar 5 Trabalhos de Conclusão de Curso, 9 Dissertações de Mestrado e 10 Teses de Doutorado. Anteriormente, ainda como pesquisador do CENPES, já havia orientado 4 Dissertações de Mestrado, defendidas no NUCAT/UFRJ, IQ/UFRJ e DEQ/UFSCar.

Minha interação com a Comunidade de Catálise foi bastante intensa nos anos 80 e 90. Em meu retorno da Escócia, passei a integrar a Comissão de Catálise do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), que foi a precursora da Sociedade Brasileira de Catálise, criada em 1998. A Comissão de Catálise era constituída de representantes da Indústria, Centros de Pesquisa e Universidades de todo o país. Ela foi a organizadora dos oito Seminários Brasileiros de Catálise realizados entre 1981 e 1995 e do IX Congresso de Catálise, realizado em 1997, além de ser responsável pela edição de publicações relevantes para a comunidade de Catálise. Na Comissão de Catálise, tive oportunidade de participar como docente de diversos dos Cursos de Catálise por ela promovidos, coordenei a Comissão Organizadora do 4º Seminário Brasileiro de Catálise em Canela, presidi a Comissão Científica do XII Simpósio Ibero-Americano de Catálise em 1990 e fui Coordenador da própria Comissão de Catálise entre 1992 e 1995.

No período pós 1995 continuei a participar ativamente dos eventos promovidos pela SBCAT (Congressos Brasileiros, Simpósios Ibero-Americanos) como autor ou membro de Comissões Científicas.

Em 2017, durante o 19º Congresso Brasileiro de Catálise, tive a honra de ser agraciado com o título de Sócio Honorário da SBCAT.

Topo