12 04 SBCAT 2020 quemsomos NotíciaInicio lembrando de uma conversa que tive com Sibele, no qual relatávamos que era mais fácil falar de zeólitas do que de nós mesmas. No meu caso a dificuldade aumentou de forma significativa ao ler o relato de tantos colegas pesquisadores da SBCat que me inspiram e me motivam.

Nasci em Martins, Serra do interior do Rio Grande do Norte. Fiz todo o ensino básico em escola pública. Em 2004 ingressei no curso de Química da UERN e por dificuldades financeiras morei o período de graduação em uma residência universitária, sendo esse um dos períodos em que mais aprendi em minha vida, tanto cientificamente como também socialmente. Vivi intensamente minha graduação, participei de projetos e monitorias. Fiz iniciação científica com o prof. Luiz Di Souza, mais voltado para parte de produção de biocombustíveis. Não tive contato com a pesquisa em catálise na graduação, pois na UERN não tinha grupos de pesquisa nessa área. Com o término da graduação tive a certeza que queria seguir a carreira acadêmica, o fato de unir ensino, pesquisa e extensão e poder contribuir na formação de pessoas me encantou e encanta até hoje.

Em 2008 fui fazer mestrado em química na UFRN, não conhecia nenhum professor de lá e sai literalmente batendo nas portas. Foi quando tive contato com o prof. Antônio Araújo, que me aceitou como orientanda e a coorientação de Luiz, sendo que de início não seria para trabalhar com catálise e sim continuar na parte de biocombustíveis avaliando a estabilidade oxidativa. Mas foi nesta etapa que tive o primeiro contato com pesquisas da área de catálise, passava o dia todo na Universidade e isso me fez acompanhar trabalhos de amigos e parceiros do Laboratório de Catálise e Petroquímica, parcerias essas que perduram até os dias atuais. Iniciei a participação em eventos de catálise e fui me encantando e me apaixonando por essa área de pesquisa. Nestes eventos pude conhecer muitos pesquisadores e em especial mulheres que me inspiraram e motivaram com suas pesquisas e trajetórias. Foi nessa época que conheci Vinícius, parceiro do meu primeiro artigo científico internacional, brincamos que a escrita desse artigo teve 100 % de aproveitamento, pois nos rendeu também um namoro, posterior casamento e uma grande parceria científica.

Em 2010 ingressei no doutorado em química na UFRN, com os mesmos orientadores do mestrado, aprofundando os estudos na catálise me dediquei a síntese de materiais mesoporosos com inserção de metais. Nessa época conheci Sibele, Katia, Geraldo Eduardo e muitos outros que são presentes que a catálise me deu. Tive a oportunidade de fazer medidas na Universidad de Málaga e na Universidad Rey Juan Carlos, na Espanha.

No ano de 2010 estávamos em tempos de expansão das Universidades, havendo muitos concursos no nosso país e ao saber que o concurso da UERN seria para mestre fiz a seleção e fui aprovada, retornando à instituição como professora.  Continuei trabalhando com Luiz e lancei a ideia de abrirmos uma linha de pesquisa em catálise, sendo criado o LACAM – Laboratório de Catálise, Ambiente e Materiais. Foram quatro anos de muita dedicação à catálise, pois ao mesmo tempo que seguia meu doutoramento, estava dando aula e criando um grupo de pesquisa na UERN. A Luiz (in memoriam) minha gratidão e reconhecimento por toda participação que teve no meu desenvolvimento científico.  

Após o doutorado vieram os primeiros projetos aprovados. Entrei também como professora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN/UERN), orientando trabalhos voltados para catálise. Desde então são vários estudantes que fizeram ou fazem iniciação científica e mestrado na UERN com a temática em catálise. Ao tempo de amadurecimento científico e que deveria ser um período de expansão para as pesquisas, entramos em um período difícil do nosso país e duro para o jovem pesquisador, pois as oportunidades de fomento são poucas, mas como fala a música “Apesar de você amanhã há de ser outro dia”.

Para fechar, sinto que estou só começando, pretendo continuar nessa caminhada que me faz feliz e realizada, seguirei estudando, aprendendo e buscando as oportunidades com o objetivo de dar minha contribuição na catálise e na formação de novos catalíticos.

Topo