20 04 SBCAT 2020 quemsomos NotíciaPara Sibele Pergher - Presidente da Sociedade Brasileira de Catálise (SBCAT)

Natural de Estiva, Sul de Minas Gerais, vivi meus primeiros anos e cresci na zona rural da cidade, lugar de pessoas de bom coração e alegria sem igual.  Cursei o ensino fundamental e médio no colégio público da cidade. Foi no ensino médio que me apaixonei pela química, adorava todas as aulas da “dona Elizabeth”. Uma pessoa espetacular que nos ensinou muita química, mas além das belezas da química, foi ela quem nos falou da UFLA. Meu interesse pela química já era grande e só aumentou quando fiquei sabendo que havia possibilidade de cursar um curso superior gratuito em uma excelente universidade.

Prestei o vestibular para química na UFLA e fui aprovado. Que sorte ter feito esta escolha! Hoje posso afirmar que foi uma das melhores escolhas que já fiz, sem dúvidas. Me recordo até hoje de meus primeiros dias em Lavras, do hotel que me hospedei e dos amigos, grandes amigos! Quando estava no terceiro período, confesso que estava um pouco desanimado, no começo o curso é bem pesado e temos pouco contato com química na prática. Foi aí que conheci meu grande amigo e ex-orientador, Prof. Luiz Carlos A. de Oliveira. Até hoje me lembro que o prof. Luiz brincava muito com a gente na aula, e a química começou a se tornar bem mais interessante. Me decidi, no final da disciplina vou procurar o prof. Luiz e pedir uma vaga de iniciação científica. Iniciei os trabalhos no grupo do prof. Luiz acompanhando uma aluna de doutorado, que trabalhava com catalisadores para oxidação de quinolina, adorei o trabalho. Neste período publiquei meu primeiro artigo, catalisadores à base de nióbio para oxidação de quinolina!  Foi nesta época que conheci outros grandes amigos, entre eles: o Prof. Guerreiro - UFLA, o Prof. Francisco Guilherme - UFSCAR, entre vários outros.

No período de iniciação científica várias coisas marcantes aconteceram, fui no meu primeiro CBCAT, que aconteceu em Búzios, o Luiz “nos levou”! Nesse CBCAT conheci muitas pessoas importantes, humildes e alegres, dentre eles posso citar aqui nosso eterno amigo, Victor Teixeira, cara que estava sempre alegre. E todo CBCAT é uma alegria imensa rever todos amigos! No ano de 2010 fui contemplado com o prêmio Petrobrás de tecnologia na categoria graduação, quando recebi a notícia estava com o pessoal no laboratório, foi uma festa. O trabalho premiado era relacionado ao desenvolvimento de catalisadores baseados em nióbio para conversão de glicerina em acroleína ou ácido acrílico. Realizei meu mestrado também na UFLA, no ano seguinte. A época do mestrado também foi um ano muito intenso e de muita alegria. Me lembro que tínhamos um time muito legal no laboratório, todos sempre estavam animados, isso deixava o trabalho muito tranquilo.

Após a defesa do mestrado me mudei para Belo Horizonte, para cursar o doutorado em físico-química. Durante o doutorado trabalhei com fotocatalisadores para clivagem da molécula de água, sob a orientação do Prof. José Domingos Fabris e co-orientação do Prof. Luiz C. A. Oliveira. Nessa época conheci outro grande amigo, o Prof. Márcio César Pereira - UFVJM, atualmente temos várias colaborações e sempre saímos para nos divertir, a vida não é só química! Foi durante o doutorado que comecei a lecionar, meu primeiro trabalho foi como professor substituto no CEFET-MG, essa também foi uma época muito importante. Quando comecei a lecionar, percebi que dar aula era algo que eu gostava muito, o contato com os alunos é sempre motivante. Em 2013 fui para San Luis, na Argentina, realizar um período sanduíche na Universidad Nacional de San Luis - UNSL, sob supervisão do Prof. Karin Sapag. Que experiência fantástica, fui extremamente bem recebido e fiz amigos para vida toda na Argentina.

Quando retornei para o Brasil, já estava com a defesa marcada. Defendi meu doutorado em julho e no mesmo mês fui aprovado em concurso para professor adjunto na UFOP. Chegando na UFOP, fui muito bem recebido pelo Prof. Sérgio F. Aquino, e iniciei minhas pesquisas juntamente com um aluno de IC, o Victor, que atualmente está cursando mestrado sob minha orientação. Os trabalhos iniciais desenvolvidos na UFOP foram relacionados a adsorção e fotocatálise. Atualmente o Victor estuda catalisadores baseados em nióbio para conversão de xilose a furfual. Felizmente consegui aprovar projetos de pesquisa junto ao CNPq e FAPEMIG que ajudaram muito no andamento das pesquisas e na montagem de uma estrutura de trabalho. Logo fui credenciado no programa de pós-graduação em química, e comecei a orientar.

Meus primeiros alunos de mestrado foram a Liz Nayibe e o Carlos Bruziquesi (Carlinhos), trabalhos excelentes foram desenvolvidos pelos dois. Em 2017 comecei a orientação de mestrado do aluno André L. D. Lima, que trabalhou com catalisadores baseados em ferro e nióbio para conversão de anilina, merece destaque o trabalho publicado pelo André como capa do periódico New Journal of Chemistry. Atualmente André cursa o doutorado sob minha orientação. Em 2019, para minha surpresa e alegria, fui contemplado com o prêmio “jovem pesquisador em catálise” da Sociedade Brasileira de Catálise! Ganhar esse prêmio significou muito para mim, pois se trata de um prêmio de uma sociedade científica extremamente compentente. Além disso, se trata da sociedade científica que tenho grandes amigos e admiração por todos. Atualmente estou desenvolvendo pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de catalisadores para conversão de tioanisol ou furfural.

Aos jovens estudantes gostaria de deixar a seguinte mensagem, do mineiro e educador Rubem Alves.

 “Todo conhecimento começa com o sonho. O sonho nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada. Mas sonhar é coisa que não se ensina, brota das profundezas do corpo, como a alegria brota das profundezas da terra. Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa. Conte-me os seus sonhos para que sonhemos juntos”.

Topo