22 03 SBCAT noticia QuemSomosThiagoEssa história começa no semiárido Cearense, especificamente na cidade de Limoeiro do Norte, lugar onde nasci, vivi a infância e parte da vida adulta. Na Princesa do Vale, como Limoeiro é conhecida, também foi o lugar onde tive oportunidade de me graduar em Química (UECE). Ainda na graduação o Prof. Hélio Girão (UECE) nos apresentou ao mundo maravilhoso das zeólitas, ali foi amor à primeira vista. Assim como na canção de Chico Cesar que diz: “Quando não tinha nada, eu quis”, assim começamos, com nada, nada mais poderoso que a vontade. Vamos transformar argilas do grupo da caulinita em zeólitas A e X, assim começa meu primeiro contato com pesquisa e com a síntese de materiais.  Antes de terminar a graduação eu já estava “batendo à porta” do Prof. Dilson Cardoso (DEQ-UFSCar), de “pires na mão”, pedindo difração de raios X para algumas amostras. O NÃO está garantido, vamos correr atrás do SIM. Nessa época, a iluminação me veio em perceber o que o envio de e-mail é gratuito e com ele podemos nos conectar com qualquer um que queira. Além do Prof. Dilson, que gentilmente fez as análises (que por sinal deu um lindo “morro” de material amorfo), nessa época eu já estava tentando análises com a Profa. Vera Constantino (IQ-USP-SP), recebi amostras comerciais de zeólitas (FAU e MOR) do gentilíssimo Prof. Marcelo Marciel (IQ-UFRJ) e tempo para usar o DRX do Prof. Marcos Sasaki (UFC), apenas para citar alguns nomes. Adoro e sempre uso a frase que virou lema: “Quem tem amigo não morre pagão”. No último semestre da graduação já estávamos falando sobre o projeto de mestrado e com a orientação do Prof. Dilson Cardoso garantida, decidi ir para São Carlos. O LabCat e as pessoas que ali estavam na época me receberam de braços abertos. Até a distância e as saudades de casa já não eram tão sofridas como no começo. Para o doutorado foi fácil decidir continuar no mesmo lugar, apesar da caminhada não ter sido tranquila, o resultado valeu a pena. Durante todo esse período na pós-graduação, além do Prof. Dilson, a Profa. Heloise Pastore (querida Lolly) teve um papel central na minha formação.

O pós-doutorado era destino óbvio, bem como as zeólitas como tema da pesquisa. O desafio estava em juntar as expertises do Prof. Celso Santilli (IQ-UNESP) na síntese de materiais porosos com as zeólitas. Em Araraquara, o Prof. Leandro Martins (IQ-UNESP) abriu as portas do seu grupo, lá fui muito bem recebido e fiz grandes amigos. Essa sinergia entre os grupos de materiais e catálise sempre fez muito sentido e ótimos churrascos. Nessa altura o Prof. Celso já me cobrava, e com razão, uma experiência do exterior. Foi aí que tomei a melhor decisão da minha vida até então, ir para Espanha, trabalhar no Grupo de Tamices Moleculares liderado pelo Prof. Joaquín Peréz-Pariente (ICP-Madrid). Além da qualidade técnica amplamente conhecida que todos do GTM têm, eu fui acolhido dentro de uma família e assim me senti durante todo esse ano em que lá estive. Fruto dessa parceria, uma nova argila pertencente ao grupo das esmectitas foi obtida pela primeira vez. Chamada de VAM (Vandosilicate Araraquara Madrid), a argila leva os nomes das cidades das respectivas instituições.

A essa altura me inquietava um distanciamento profundo e longo entre a universidade e indústria. Sentia que faltava um desafio de sair do “conforto” de mais de 10 anos dentro da academia. O grande amigo Dr. André Silva me ajudou nessa transição, e então fui para Braskem trabalhar em projetos de P&D. Apesar de uma passagem rápida, a quantidade de conhecimento e aprendizado foi enorme e sem dúvida me preparou de forma consistente para assumir a posição que ocupo hoje. Uma oportunidade surgiu na Rhodia Brasil, empresa do Grupo Solvay, onde atualmente sou Pesquisador Sênior da Unidade Global de Negócio chamada Coatis. Dentro da P&D ajudamos a desenhar a ambição da empresa para o futuro e hoje lidero projetos que estão diretamente ligados à sustentabilidade. Adicionalmente a P&D, tenho dado suporte a pelo menos 4 plantas industriais: Fenol, Ácido Nítrico, HMD e Ácido Adípico, todas dentro da cadeia do Fenol/Nylon. Os desafios agora são outros, as abordagens são outras e consequentemente o aprendizado segue enorme e motivador. Aqui é o momento que recorremos aos livros de catálise, que lembramos das aulas de Bueno, do Carmo, Cardoso, Falabella, Fréty, Leiras, Martins, Schmal, Schuchardt; que vemos beleza em uma tela de Pt-Rh incandescente, e nesse momento temos a certeza que fizemos a escolha certa.

Muitos nomes importantes não estão contemplados aqui, mas fiz questão de citar vários para mostrar, além da minha gratidão por todos eles (citados e não citados), que o importante são as relações que construímos, e é esse também o nosso papel junto a SBCat. Finalmente, lembre-se, o envio de e-mail segue sendo grátis, conecte-se sem moderação.

Topo