Ata da 10ª. Reunião da Diretoria da SBCat
LOCAL: Instituto Brasileiro de Petróleo, Rio de Janeiro
DATA: 30/07/2004
PRESENTES:
Dilson Cardoso – Diretor-presidente
Roberto Fernando de Souza – Diretor-vice-presidente
Claudio Mota – Diretor tesoureiro
Luiz Pontes – Diretor secretário
CONVIDADOS:
Yeda Carvalho Dias
Kenji Takemoto
Ana Maria Guedes (IBP)
1. Aprovação da ata anterior
Decisão: a ata foi lida e aprovada
2. Informes
2.1. 13 CBCat: será solicitado à Comissão Organizadora que forneça informações sobre a organização do CBCat, conforme previsto no documento “Diretrizes para os CBCats”. Luiz Pontes entrará em contato.
2.2.Participação de empresas brasileiras apoiando financeiramente a participação no 19 SICat (México): já foram recebidos apoios da Petrobrás e Oxiteno (U$1000,00). Cada empresa receberá duas inscrições gratuitas.
Será efetuado contato solicitando que o pagamento possa ser efetuado pelo valor inicial mas no local, devido à dificuldade de envio de recursos. Ação a ser efetuada por Luiz Pontes.
2.3. Acesso ao portal de revistas científicas da CAPES: a CAPES respondeu que existe um modo de acesso através de acordo específico, com acesso pago. Assunto será retomado como ação a ser implementada pela sub-diretoria científica.
3. Proposta de Convênio sobre “Anuidade entre Sociedades Congêneres”
Foi apresentada minuta de convênio para “Filiação entre Sociedades Congêneres”. Foi aprovada a proposta de 20% de desconto para filiação múltipla em dia.
Decisão: aprovada minuta de convênio
Ação a ser realizada por: Dílson levará minuta de convênio (anexa) às demais sociedades.
4. Anuidade dos Sócios
Será feita campanha de atualização de contribuições de sócios, incluindo a possibilidade de parcelamento dos atrasados. A situação financeira da SBCat foi discutida. Foram analisados os aspectos relativos ao saldo financeiro e ao fluxo de caixa. A situação é estável.
Houve correção do valor devido pelo IBP à SBCat, que passou de R$6.100,00 para R$3.677,62, devido a gastos adicionais não declarados inicialmente.
Decisão: será feita campanha de adesão, será solicitado a efetivação do depósito a ser feito pelo IBP
Ação a ser realizada por: Yeda e Cláudio
5. Ações para angariar fundos para a SBCat
Ação para adesão de empresas: será solicitado ao sub-diretor de relações com empresas (Pedro Arroyo) fará uma ação para tentar obter maior adesão de empresas à SBCat.
A diretoria aprovou a destinação de R$1.000,00 para a construção de sistema de acesso para recolhimento de inscrições para o SBCat.
Decisão: será realizada campanha de adesão e implantação de sistema de cobrança
Ação a ser realizada por: Pedro e Dilson.
6. Parceria com o IBP
A diretoria considera muito importante a parceria com o IBP, mantendo o histórico da relação com a SBCat. Com a evolução e profissionalização das atividades, a idéia é manter uma parceria para tarefas específicas e com custos previamente acordados.
A diretoria enviará ao Conselho Superior a proposta de que o IBP passe a ser Sócio Coletivo Honorário da SBCat.
Ação a ser realizada por: Dilson
Convidada a participar da reunião, a Secretária do IBP Ana Maria Guedes colocou sua visão de que o IBP deve participar mais como apoiador que como agente de administração do CBCat. Houve concordância quanto à manutenção do relacionamento mantendo a colaboração historicamente sedimentada. Ana colocou a disposição do IBP em auxiliar nas atividades que forem necessárias para o bom andamento os CBCats.
Ficou combinado que as reuniões da Diretoria da SBCat continuarão a ocorrer na sede do IBP.
7. Prêmio “Catálise e Sociedade” e “Pesquisador em Catálise”
Foi discutido o Prêmio “Catálise e Sociedade” e foi aprovado o texto em anexo, e alterações no prêmio e “Pesquisador em Catálise”, de forma que haja apresentação oral do trabalho do vencedor.
Decisão: aprovado
2ª. Parte da Reunião, iniciada às 14:00 h, com a presença dos Sub-diretores da SBCat:
Lúcia Appel - Sub-diretor Acadêmico
Antonio de Souza Araújo- Sub-diretor de Projetos
Pedro Arroyo - Sub-diretor de relacionamento com Empresas
Alexandre Chernichenco - Sub-diretor de Informática
Victor Teixeira - Sub-diretor Científico
8. Atribuições dos Sub-diretores
Foram dadas boas-vindas aos sub-diretores presentes e discutidas as expectativas de suas respectivas atuações.
- discutiu-se a dinâmica da comunicação entre os sub-diretores e a Diretoria da SBCat, enfatizando que são cargos de confiança e como tal devem ser exercidos; Foram discutidas as listas de e-mails da Diretoria, os objetivos e metodologia de trabalho.
Foram feitas algumas solicitações aos sub-diretores:
- cada sub-diretor deverá apresentar proposta de trabalho para os 12 próximos meses; no momento faltam os programas da Subdiretoria Científica e de Relacionamento com Empresas.
- que será feito o acompanhamento do trabalho das sub-diretorias garantindo-se um mínimo de um relato a cada seis meses; este relato será apresentado à diretoria;
A seguir discutiram-se alguns detalhes das atividades dos Sub-Diretores:
8.1. Sub-diretoria científica (Victor Teixeira)
A proposta é que se procure revistas para publicação dos trabalhos apresentados no CBCat. Serão procuradas soluções envolvendo revistas como J. Braz. Chem. Eng., J. Braz. Chem. Soc., Química Nova, Editoras, etc.
Foi discutida a possibilidade de criação de revista da Sociedade.
Fazer levantamento das revistas editadas no Brasil
Atividade a cargo de: Roberto.
8.2. Sub-diretoria de aperfeiçoamento (Maria do Carmo Rangel)
A proposta inicial contém um curso envolvendo as técnicas disponíveis no LNLS. Existe também uma proposta de cursos pré- ou pós- CBCats. Outra proposta é de uma Escola de Catálise, com realização nas diferentes regionais.
Existe no LNLS uma atividade muito forte de implantação de técnicas de análise para as quais necessita-se de formação de pessoal.
Existe uma proposta de que se organize um curso sobre técnicas disponíveis no LNLS sendo desenvolvida pela regional do Rio de Janeiro. O assunto está sendo discutido, com proposta para os dias 8 a 10 de novembro, no Rio de Janeiro. O mesmo curso será oferecido em Campinas (LNLS), posteriormente.
8.3. Sub-diretoria acadêmica (Lúcia Gorenstin Appel)
Estimular o contato com empresas, visando facilitar a viabilização de estágios, etc. Foi discutido o público-alvo, devendo este ser centrado na prospecção de oportunidades de emprego para sócios (ativos e inativos). O trabalho será organizado no sentido de se estabelecer um banco de dados sobre oportunidades, solicitações, etc. Será buscada uma estrutura que defina pretensões, disponibilize o Currículo Lattes, apresente oportunidades disponíveis, etc.
8.4. Sub-diretoria de informática (Alexandre Chernichenco)
Proposta de configuração da página inicial da SBCat. Existe uma proposta de custos contemplando:
- informações no site;
- área aberta: notícias, informações, ...
- área restrita: dados cadastrais, faturas, sistema de currículos, notícias de eventos, reservas em eventos, cadastramento de novos eventos, notícias, etc.,
- área restrita administrativa: sócios, gerenciamento de notícias, eventos, etc., gerenciamento de cobranças, emissão de relatórios, listagens, impressão de etiquetas, ...
Valor: R$5.000,00 a R$15.000,00, dependendo das especificações dos serviços desejados, para implantação em 5 etapas, com duração de 1 a 3 meses cada uma delas.
Aprovado um investimento inicial de R$ 3.000,00 e Alexandre fará uma proposta para o aluguel do espaço na página da SBCat, para incluir logotipo de empresas interessadas.
8.5. Sub-diretoria de projetos (Antonio de Souza Araújo)
A sub-diretoria visará a articulação com os fundos setoriais, visando qualificar a área para acesso aos financiamentos. Foi verificada a possibilidade de abertura de editais para a área de catálise, com o horizonte de 2005. A Finep deseja que seja um edital na área de petróleo e gás, principalmente se houver contrapartida da Petrobras.
Antonio falará com o pessoal da Finep e fará contatos com RedeGás, CENPES e CTGás.
8.6. Sub-diretoria de relação com empresas (Pedro Arroyo)
O objetivo é a procura por novas parcerias. Foi ressaltada a necessidade de que se faça ações no sentido de que novas empresas entrem como sócios coletivos. Braskem, Umicore, PQU, SudChemie, Engelhardt, Rohm & Haas, Acil Weber, Pensalab, Rhodia, Johnson Mattey, entre outras.
8.7. Sub-diretoria de Terminologia (Heloise Pastore)
A ausência da Sub-diretora foi justificada e informado que as atividades já estão em andamento, inclusive com existência de página própria na Internet.
9. Situação do Planejamento do Simpósio Ibero-americano de Catálise
Foi feita apresentação do planejamento da organização do XX SICat. Foi apresentada a proposta de realização em Gramado, RS, em setembro de 2006. Foi discutida a proposta incluindo custos, formas de apoio, estrutura do evento, etc. Foi destacada a necessidade da participação da diretoria e da comunidade como um todo na definição de conferencistas para o evento.
Nada mais havendo a tratar a reunião foi encerrada.
Rio de Janeiro, 30 de julho de 2004