Accessibility Tools

Ata da 8ª. Reunião da Diretoria da SBCat

LOCAL: Hotel do Frade / Angra dos Reis / RJ

DATA: 18/09/2003

PRESENTES:

Dilson Cardoso (Presidente)
Roberto Souza
Luiz Pontes
Cláudio Mota
1. Atualização da documentação bancária e de cartório da nova Diretoria

Foram atualizadas as documentações bancárias e de cartório da nova diretoria eleita para a SBCat.
2. Verificação da situação orçamentária da SBCat

Foi verificada e discutida a situação orçamentária da SBCat, verificando-se as receitas (anuidades, saldo do CBCat) e as despesas (funcionamento, apoio a diferentes atividades da SBCat).
3. Recursos Financeiros da SBCat e de suas Regionais

Será atualizada a situação de contas bancárias da SBCat, com o encerramento das contas no Banco do Brasil e com a abertura de conta no Unibanco, incluindo a separação dos recursos oriundos dos 50% da arrecadação de anuidades de seus sócios efetivos e estudantes, destinados às Regionais da SBCat.
Foi decidido que até 20% do saldo existente do CBCat, será reservado à Regional que organizou o evento para futuras atividades que esta deseje realizar, sendo os recursos liberados mediante apresentação de um plano de trabalho.
4. Programação e distribuição, entre os membros da nova Diretoria, das atividades previstas no programa

4.1. Estrutura do CBCat: foi discutido o modelo do CBCat e suas necessidades. Foram apresentadas diversas alternativas que deverão voltar a serem discutidas.

4.2. Interação com outras sociedades: já foi aprovada a associação com a SBPC (Dílson se encarregará dos passos necessários) e serão efetuados contatos com a ABEQ, visando encontrar pontos de interesse mútuo.

4.3. Relação da SBCat com o IBP: ficou referendada a decisão de que será realizada reunião com a direção do IBP, para realizar negociação quanto à forma de parceria para os próximos CBCats.

4.4. Transferência das páginas da SBCat: (de sua antiga localização (www.ufscar.br/~sbcat) para o novo sítio) www.sbcat.org. Além da facilidade de acesso foram discutidas outras potencialidades do novo domínio, com destaque para a criação de lista de e-mails, etc. Ficou decidido de dar ampla divulgação da troca do domínio da SBCat.
Foi aprovada a criação de um espaço específico para as regionais nas páginas da SBCat.

4.5. Informativo. Foi discutida a criação do jornal informativo: SBCat INFORMA. Foi discutido o conteúdo, a origem das mensagens (sendo para tanto criado o endereço informe#sbcat.org) e sua distribuição. A tarefa de editoração ficará ao encargo de Roberto e o primeiro número será lançado em 30 de setembro. Na mesma discussão foi feita a proposta de se procurar discutir com as regionais de modo a que cada uma faça uma matéria (1 por mês).

4.6. Prêmios. Foi comentado o grande sucesso e impacto dos prêmios criados pela SBCat. Será incentivada a criação de outros prêmios, financiados por parceiros da SBCat, no mesmo modelo que se mostrou eficiente.

5. Sistemática de trabalho da Diretoria

Foram discutidos os aspectos práticos da comunicação entre os integrantes da Diretoria, ficando um prazo de 1 dia para manifestação sobre assuntos urgentes e que quando algum membro se ausentar por mais de 3 ou 4 dias deverá comunicar a ausência aos demais.
6. 13o. CBCat e 3o. MercoCat

Foi confirmada a Regional 3 (São Paulo, Paraná e sul de Minas) como candidata para realizar o 13o. CBCat e 3o. MercoCat, dentro da seqüência natural dos Congressos Brasileiros de Catálise.
Aprovou-se que se mantenha o apoio ao 3o. MercoCat incluindo o apoio financeiro à vinda de pesquisadores do mercosul.

7. Registro da Marca Congresso Brasileiro de Catálise

Foi historiada a situação da solicitação de depósito da marca CBCat por parte do IBP junto ao INPI e que a mesma foi negada. A Diretoria da SBCat, orientada por escritório de marcas, fará nova solicitação, com depósito de marca mista (texto + logotipo). O custo aprovado foi de R$ 500,00.

8. Elaboração do Regimento

Foi discutida a elaboração do Regimento da SBCat, previsto no estatuto e ainda não implementado. A principal vantagem levantada seria de se ter um estatuto praticamente não suscetível a alterações enquanto o regimento seria mais facilmente alterado e atualizado, sem o mesmo peso de burocracia e custos administrativos. O assunto deverá ser retomado ulteriormente.

Nada mais havendo a tratar a reunião foi encerrada.

Rio de Janeiro, 18 setembro de 2003

Topo