Ata da 4ª. Reunião da Diretoria da SBCat
LOCAL: Hotel Dall’Onder, Bento Gonçalves, RS
DATA: 14 de setembro de 2001
MESA COORDENADORA:
Martin Schmal (Presidente)
Dilson Cardoso (Vice Presidente)
Luiz A. M. Pontes (Diretor Tesoureiro)
Roberto Fernando de Souza (Diretor Secretário)
1. Aprovação da Ata da Reunião Anterior
A ata da reunião anterior da diretoria já havia sido divulgada pela rede e foi formalmente aprovada.
2. 11o CBCat e 1o MercoCat
A diretoria parabenizou a Comissão Organizadora do 11o CBCat e 1o MercoCat pelo sucesso obtido na realização do evento, destacando o grande número de pesquisadores e estudantes que fizeram parte do evento e a participação de número elevado de membros de outros países do Mercosul.
3. Relato do CBCat
Foram relatados alguns dados que caracterizam a participação no 11o CBCat e 1o MercoCat:
284 participantes [dos quais 42 da Argentina, 3 do Uruguai]
233 trabalhos apresentados
9 países representados
4. Atividades desenvolvidas no CBCat
Foram discutidas as principais atividades desenvolvidas durante a organização do CBCat e MercoCat, como segue:
Por parte do IBP:
Recebimento, formatação e envio das Circulares
Encaminhamento do Projeto à Finep
Envio dos Anais à Gráfica
Realização das inscrições (previamente e nos dois primeiros dias do evento)
Por Parte da Comissão Organizadora:
Organização da estrutura do evento
Desenvolvimento e implementação do sistema informatizado: desenvolvimento do modelo eletrônico, criação da página na Internet, recebimento dos trabalhos via submissão eletrônica, envio aos consultores por via eletrônica, correção dos trabalhos por via eletrônica, editoração dos trabalhos para constituição dos anais, disponibilização de todos os trabalhos e programação na página, anteriormente ao congresso.
Desenvolvimento e confecção de CD
Preparação das Circulares
Preparação da ficha de inscrição (disponível na página do Congresso)
Preparação e impressão dos cartazes de divulgação dos Congressos
Escolha e convite de palestrantes e convidados assim como de personalidades para participação na mesa de abertura.
Preparação do projeto global do evento: encaminhamento ao CNPq, CAPES, Recyt-MCT, FAPERGS e empresas, além da disponibilização do mesmo para ser utilizado na obtenção de apoios em outras fundações governamentais ou não.
Estruturação da logística do evento: escolha do Hotel (Dall’Onder) e de uma agência de turismo (STB Trip Travel), planejamento de datas, deslocamentos, atividades científicas, atividades sociais, etc.
Escolha e implementação de: pastas, brindes, camisetas,
Preparação do jantar de Confraternização;
Implementação da infra-estrutura: projetores multimídia, sistema de disponibilização de e-mails com acesso aos conferencistas, disponibilização de suporte de informática, feira de produtos (exposição), viabilização do sistema de apoio com estudantes.
5. Mudança de Estatutos da SBCat
Foram discutidas as adaptações nos Estatutos, aprovadas na Assembléia, sendo decidido que a diretoria tomará as providências legais para implementação destas modificações. Definiu-se que as Regionais serão numeradas de 1 a 4 iniciando-se pela:
Regional Norte, Nordeste e Distrito Federal com o número 1 e descendo geograficamente,
Rio de Janeiro, Minas com o número 2,
São Paulo-Paraná e sul de Minas com o número 3 e
Rio Grande do Sul-Santa Catarina com número 4.
6. Valores de Inscrições no CBCat
Foram discutidos os valores de inscrições empregados no CBCat (Conforme decisão de reunião anterior da diretoria). Foi decidido que no próximo evento serão adotados valores de inscrição de estudantes não associados à SBCat mais elevados assim como serão adotados valores de inscrição para pesquisadores de países membros do Mercosul equivalentes aos valores cobrados dos associados à SBCat.
7. Informativo
Foi trazida a sugestão de criação (reativação) de um Informativo em Catálise. Após discussão decidiu-se criar um Grupo de Trabalho, tendo sido discutidos nomes para constituir o mesmo. [Roberto deverá realizar consulta a profissionais como Leonardo, Valéria, Paulo Gustavo e Zotin]
8. Glossário
Foi discutida a criação de grupo de trabalho para reedição de um glossário de terminologias em catálise. O Grupo de Trabalho será constituído por Dilson Cardoso e Leonardo Nogueira que tratarão da incorporação de outros sócios da SbCat que desejem colaborar com este trabalho. O documento final será elaborado utilizando a rede de catálise e será incorporado na página da SBCat.
9. Credenciamento da Sociedade junto ao CNPq
Foi discutida a sugestão de credenciamento da SBCat junto ao CNPq para indicação de componentes dos comitês assessores. Foi decidido que Schmal enviará carta ao CNPq formalizando esta solicitação.
10. Diretrizes para os próximos CBCats
Foram discutidas e aprovadas as Diretrizes sobre a organização dos CBCats, a serem seguidas pelos organizadores dos próximos Congressos Brasileiros de Catálise, as quais vão em anexo a esta Ata.
Bento Gonçalves, 14 de setembro de 2001