Accessibility Tools

22 11 SBCAT Daniel noticiaInicialmente gostaria de agradecer o convite e externar a honra que é falar um pouco da minha história dentre tantos renomados profissionais que aqui também já escreveram. Muito obrigado a presidência da SBCat!
Sou natural de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e atualmente resido em Caraúbas, também no mesmo Estado. Desde cedo, sempre fui muito curioso, desenvolvendo o interesse pela Ciência ainda nos anos iniciais da minha formação. Esse desejo de entender e "fazer Ciência" cresceu ao longo do tempo.
Cursei o ensino infantil e fundamental em uma escola particular no bairro onde morava e concluí o ensino médio em uma escola da rede pública da cidade de Mossoró. Embora tenha faltado oportunidade para meus pais estudarem quando mais jovens, sempre me apoiaram e incentivaram a seguir em frente em busca de dias melhores. Motivado por esse apoio, optei por dar continuidade aos estudos e ingressei no curso de Química na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
Na UERN, tive a oportunidade de conhecer um novo universo e pessoas extraordinárias, amigos que carrego até hoje, que contribuíram imensamente para que eu alcançasse meus objetivos. Um dos grandes responsáveis foi o meu orientador e amigo, prof. Luiz Di Souza, a quem serei eternamente grato. Foi ele que me deu a primeira oportunidade de atuar como monitor de sua disciplina e me integrou ao seu grupo de pesquisa, onde aprendíamos um pouco de tudo. Falo sempre para os meus alunos que naquela época a gente vivia literalmente a universidade, era dia e noite alternando entre aulas, monitoria, laboratório, pesquisa de campo, extensão e muitas outras atividades.
Após a graduação, continuei minha trajetória acadêmica, ingressando no mestrado e, posteriormente, no doutorado em Química, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Durante esse tempo, desenvolvi pesquisas na área de fitorremediação, uma paixão que surgiu ainda na graduação e me levou a trabalhar em projetos que tinham como foco principal a recuperação ambiental, especialmente de sistemas aquáticos.
Em 2010, ingressei como professor efetivo na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), campus Caraúbas, instituição que me acolheu e tem me proporcionado experiências valiosas no ensino, na pesquisa, na extensão e na administração. Entre 2016 e 2020 tive a honra de dirigir o campus da UFERSA Caraúbas, o que me permitiu conhecer ainda mais a instituição a qual faço parte e poder colaborar com o seu crescimento de uma outra forma.
Dado o caráter tecnológico do campus, ao longo da minha carreira fui ampliando meus horizontes e formando parcerias com professores de diferentes cursos, aplicando conhecimentos da Química nas Engenharias oferecidas pela UFERSA Caraúbas. Além da recuperação de ambientes aquáticos, passei a trabalhar também com óleos lubrificantes, biocombustíveis e materiais compósitos.
Essa interdisciplinaridade me motivou a encarar um novo desafio, um pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais na UERN, supervisionado pela professora Dra. Anne Gabriella e junto com um excelente grupo de profissionais e alunos que fazem o Laboratório de Catálise, Ambiente e Materiais (LACAM), onde tenho me dedicado a pesquisas sobre a síntese, caracterização e aplicação de nanopartículas, com ênfase na produção de lubrificantes verdes. O estágio pós-doutoral não só amplia minha capacidade de pesquisa, mas também fortalece minha rede de colaboração através das parcerias formadas entre as instituições envolvidas. Isso é algo que tem me motivado bastante.
Foi também através dele que se deu o meu primeiro contato com a catálise, uma área que tenho estudado e que tem me encantado. Acredito que a catálise pode contribuir significativamente para processos industriais mais limpos e sustentáveis, e é com esse sentimento de encanto que pretendo continuar, aprender, avançar cada vez mais na área, fazer novas parcerias e amizades, e poder compartilhar o conhecimento com os protagonistas da minha história profissional, aqueles que são o principal motivo de estar aqui hoje, os meus queridos alunos.

Topo