Accessibility Tools

Ata da 14ª Reunião da Diretoria da SBCat

Data: 27 de março de 2006

Horário: 8h30
Local: Instituto Nacional de Tecnologia – Rio de Janeiro
PROGRAMAÇÃO
1- REUNIÃO DA DIRETORIA - 08:30 - 12:00 hs
2- REUNIÃO DA DIRETORIA COM SUBDIRETORES -14:00 as 16:30 hs
3- REUNIÃO DA DIRETORIA COM COMISSÃO DO 15 ICC - 16:30 as 17:30hs
PAUTA
I) REUNIÃO DA DIRETORIA 08:30 - 12:00 hs
1) Aprovação do Balanço Financeiro de 2005,
2) Balanço do 13CBCat,
3) Programação do XXSICat,
4) Programação da 1a. Escola de Catalise da SBCat,
5) Definições para o 14CBCat. Apresentação de propostas de hoteis.
II) REUNIÃO COM OS SUBDIRETORES DA SBCat - 14:00 as 16:30 hs
1) Balanço das atividades do 2o. Semestre de 2005 e próximas atividades das Subdiretorias em 2006.
III) REUNIÃO COM A COMISSÃO DO "15ICC" (International Congress on Catalysis) - 16:30 as 17:30hs
1) Relato das atividades realizadas
2) Programação das atividades no XXSICat
ASSUNTOS TRATADOS
I) REUNIÃO DA DIRETORIA 08:30 - 12:00 hs
Diretores presentes
Dílson Cardoso – presidente (UFSCAR)
Roberto Fernando de Souza – vice-presidente (UFRGS)
Cristiane Assumpção – diretor tesoureiro (UERJ)
Luiz Pontes – diretor secretário (UNIFACS)
1. Aprovação do Balanço Financeiro de 2005
Foi apresentado o Balanço Financeiro da SBCat que foi avaliado e aprovado. Será solicitado pela Diretoria Financeira a prestação de contas de recursos enviados a Regional 1 e a apresentação do saldo por regional.
2. Balanço do 13CBCat,
Não foi ainda apresentado o saldo do Congresso. Foi informado que a Fundação Araucária, do Paraná ainda não conseguiu repassar os recursos. A empresa “Vinci” que teve um stand no Congresso também ainda não conseguiu internalizar os recursos para pagamento. O Prof. Bartolomeu – USA - não obteve visto e não consegui entrar no país, sendo assim há uma passagem paga que possivelmente será utilizada no Simpósio Ibero-americano no Rio Grande do Sul. Reafirmou-se que: 20% do saldo efetivo de cada Congresso ficará para a Regional que o realizar, e foi proposto e aceito que 10% da receita dos eventos sejam destinados para a SBCat, sendo o mínimo de R$3.000,00, para apoiar os próximos eventos. Também ficou definido que, nos Congresso realizados no país, a SBCat terá um stand, gratuito ou a preço de custo.
_______________________________________________________________________
3. Programação do XX SICat,
Até a reunião da diretoria havia 230 trabalhos submetidos sendo 25% do exterior. O Hotel será fechado para o evento, com 200 apartamentos. Discutiu-se e foi decidido que estudante estrangeiro pagaria, de inscrição, 25% a mais que o estudante sócio da SBCat.
4. Programação da 1a. Escola de Catalise da SBCat
Foi apresentada a proposta da 1ª Escola de Catálise da SBCat, que está em anexo. Foi recomenda uma ação da coordenação para evitar sobreposição de assuntos pelos diversos professores convidados.
5. Definições para o 14º CBCat. Apresentação de propostas de hotéis
Foram apresentadas propostas de 3 hotéis, sendo 1 em Pernambuco - Porto de Galinhas (Summerville), e dois na Bahia – Salvador (Pestana Hotel) e Costa do Sauipe (Sofitel). Os valores das diárias dos apartamentos e do aluguel de salões foram considerados elevados e foi solicitada nova negociação. Discutiu-se a vantagem de se realizar o evento fora de cidade grande, para evitar evasão. Assim, o limite máximo de diária para apartamento duplo incluindo almoço e jantar ficou em R$ 500,00 para os “resorts”. Caso não se consiga este valor o evento será realizado em Salvador.
II) REUNIÃO COM OS SUBDIRETORES DA SBCat - 14:00 as 16:30 hs
Sub-diretores presentes:
Subdiretoria Acadêmica - Lucia Gorenstin Appel (INT)
Subdiretoria de Aperfeiçoamento - Soraia Brandão (UFBa)
Subdiretor Científico - Victor Teixeira da Silva (IME)
Subdiretoria de Informação - Maria Auxiliadora S. Baldanza (UFRJ)
Subdiretor de Informática - Alexandre Chernichenco (Degussa)
Subdiretor de Projetos - Antonio Souza de Araújo (UFRN)
Subdiretor de Relação com Empresas - Veber Paulo F. Pereira (Oxiteno)
Subdiretoria de Terminologia - Heloise de Oliveira Pastore (UNICAMP)
Convidados
Martin Schmal
Balanço das atividades das Subdiretorias: o 2o Semestre de 2005 e próximas atividades
Subdiretoria Acadêmica (Lúcia Appel)
Foi informado que não foi possível realizar o cadastro de sócios com seus currículos em uma página Web, pois não houve participação dos sócios estudantes. A subdiretoria está trabalhando com uma doutoranda para promover uma outra solução para esta idéia.
-----------------------
Subdiretoria Científica (Victor Teixeira)
Foi informado que os trabalhos da subdiretoria serão mais intensos a partir da seleção de artigos para serem submetidos à “Catalysis Today” e que a edição especial da revista contemplará todas as áreas, assim como ocorreu no Simpósio Iberoamericano do México.
------------------------
Subdiretoria de Aperfeiçoamento (Soraia Brandão)
Foi apresentada a proposta da 1ª Escola de Catálise da SBCat que ocorrerá junto com o XX SICat, sob o lema “Desafios da Catálise no Século XXI: Novas matérias primas e proteção ao meio ambiente”. Também foi informado que o 6º Encontro Regional de Catálise da Regional 1 será realizado em Aracaju de 2 a 4 de agosto de 2006 e haverá a 2ª Escola de Catálise da Regional 1 com disciplinas básicas visando atrair alunos de Iniciação Científica de Graduação em geral para a área da Catálise.
-------------------------
Subdiretoria de Informática (Alexandre Chernichenco)
Foi informado que em 2005 foram realizados: o lançamento do novo portal da SBCat; o banco de dados dos sócios; o pagamento das anuidades via boleto bancário e contratos de anúncio nas página da Sociedade.
Para 2006 estão previstos: manutenção do Sistema SBCat; captação de novos anunciantes e patrocínio para o Sistema SBCat; carteirinha para sócios e o ORCAT que será um aprimoramento do Sistema SBCat.
-------------------------
Sub-diretoria de Projetos (Antonio Araújo)
Foi colocado que a subdiretoria tem divulgado várias informações sobre editais de interesse da Sociedade na lista de e-mail da RBCat. A subdiretoria informou também que continuam as negociações para aquisição de um grande equipamento para cada regional através do CTPetro. Ficou determinado que o Pontes fará um contato inicial com a Petrobras para patrocínio, via Lei do Petróleo (royalties) de um Microscópio Eletrônico de Transmissão para atender a toda a Sociedade.
-------------------------
Subdiretoria de Relação com Empresas (Veber Pereira)
A proposta para 2006 é de se obter mais sócios coletivos. Serão buscadas as associações das empresas Braskem, Copesul, PQU, Rhodia e Sudchimie. Foi feito um convite para que o INT se associasse. Buscará também a participação de empresas tais como a Varian, Pensalab, Leco entre outras.
-------------------------
Subdiretoria de Comunicação (Maria Auxiliadora)
A subdiretoria começará efetivamente a atuar em 2006, divulgando o “Informativo da SBCat”.
-------------------------
Subdiretoria de Terminologia (Heloise Pastore)
Foi apresentada a recomendação final de uso de termos em catálise, em português. O objetivo desta recomendação é estabelecer os termos e abreviações a serem utilizados em catálise no país, visando uniformizar os textos publicados em idioma português. Essa recomendação valerá para revistas científicas, painéis, anais de congressos, teses, livros, relatórios, aulas, seminários e conferências.
III) Reunião com a Comissão do "15ICC" (International Congress on Catalysis) - 16:30 as 17:30hs
1) Relato das atividades realizadas
2) Programação das atividades no XXSICat

ATA DA 13a REUNIÃO DA DIRETORIA DA SBCAT

Data: 13/09/2005

Local: Foz do Iguaçu
Presentes:
Dilson Cardoso – Presidente (UFSCAR)
Roberto Fernando de Souza – Vice-presidente (UFRGS)
Claudio Mota – Diretor Tesoureiro (UFRJ)
Luiz Pontes – Diretor Secretário (UNIFACS)
Cristiane Assumpção (convidada como futura Diretora)
PAUTA
1- ASSEMBLÉIA
a. Informações
b. XX Simpósio Ibero Americano de Catálise. Os Sócios SBCat pagam, até 07 de junho de 2006; US$150 efetivo e US$75 estudante/colaborador.
c. XIV CBCat será realizado, em 2007, pela Regional 1, Norte/Nordeste/Brasília.
d. IV Mercocat, será realizado na Argentina, em 2007.
e. Foi informado o curso de “Adsorventes para meio ambiente”, a ser realizado em Fortaleza de 5 a 8 de Dezembro, apoiado pelo Cyted.
f. Foi aprovada a proposta de elevar a Ruth Leibsohn Martins a Sócio Honorário e encaminhar ao Conselho Superior
g. Foi apresentado o resultado das Eleições e posse da nova Diretoria bem como das novas supervisões das regionais.
h. Foi informada a homologação do Regimento da SBCat, pelo Conselho Superior.
2- SITUAÇÃO FINANCEIRA
a. Recentemente a nova contadora, Sra. Estela Linhares conseguiu colocar em ordem a contabilidade da SBCat de 2003 e 2004.
b. O Diretor Financeiro apresentou um relatório do saldo financeiro da SBCat bem como das Regionais, tendo sido o mesmo aprovado.
3- APOIO ADMINISTRATIVO
a. A Secretaria Administrativa da SBCat será realizado em São Carlos, pela Joseane Rodrigues. Será pago o valor bruto de R$ 300,00/mês.
4- SUBDIRETORES
a. Durante o almoço do dia 14/09 (amanhã) será realizada reunião com os novos Subdiretores da SBCat, informando-os que estes são cargos de confiança, nomeados pela Diretoria a quem eles devem responder.

11ª. Reunião da Direção da Sociedade Brasileira de Catálise

Data: 25 de novembro de 2004

Horário: 9h20
Local: Hotel Palace Recife
Presentes:
Dílson Cardoso – Diretor Presidente
Roberto Fernando de Souza – Diretor Vice-presidente
Claudio Mota – Diretor Tesoureiro
Luiz Pontes – Diretor Secretário 
1. Aprovação da ata anterior
2. Definição do Contador da SBCat para 2005
3. Campanha de Sócios 2005: datas e valores
4. Balanço do Programa de Trabalho da Atual Diretoria
5. Balanço das Atividades das Sub-diretorias
6. Situação do Planejamento do 13 CBCat
7. Situação do Planejamento do XX SICat
8. Eleição da nova diretoria da SBCat
Assuntos tratados:
1. Aprovação da ata anterior
Decisão: a ata foi lida e aprovada.
2. Definição do Contador da SBCat para 2005
Foi discutida a troca do contador pela empresa Holus de São Carlos. Ficou acertado que será fechado o balanço contábil de 2004 e, a partir daí, transferidas as atividades para a nova empresa.
3. Campanha de Sócios 2005: datas e valores
Foi atualizada a tabela de valores, basicamente repondo a inflação do período e corrigindo pequenas distorções, como segue:
Atrasados (anos anteriores)
Até 16/05 Após 16/05 até 16/05 após 16/05
Estudantes 45,00 55,00 55,00 85,00
Profissionais 90,00 110,00 110,00 170,00
Empresas 750 900,00 900,00 900,00
Estas taxas poderão ser pagas, em 2005, através de boleto enviado aos sócios via correio ou através de boleto gerado pela página, via Internet.
4. Balanço do Programa de Trabalho da Atual Diretoria
A diretoria deverá fazer uma análise dos objetivos alcançados em relação aos objetivos estabelecidos no início do mandato. Este trabalho será feito pela Internet e será anexado como parte desta ata.
5. Balanço das Atividades das Sub-diretorias
A diretoria discutiu a operacionalidade das subdiretorias e achou conveniente ressaltar que estas são cargos de confiança, devendo apresentar um programa de trabalho a ser aprovado e acompanhado pela diretoria.
5.1. Terminologia. Heloise apresentou tabela contendo sugestões dos termos em catálise, para revisão final. O objetivo será apresentar estas sugestões em breve à comunidade e no, 13 CBCat, aprová-las e discutir sua utilização.
5.2. Interação Empresas. Pedro informou que foram efetuados contatos mas não se conseguiu sócios coletivos novos para a SBCat no período 2004 nem reconquista dos antigos associados que deixaram de ser sócios. A diretoria solicita informações sobre os contatos efetuados de modo a poder efetuar novas tentativas.
5.3. Acadêmica. Lúcia apresentou relatório mostrando dificuldades na implantação do programa e sugerindo alterações.
5.4. Científica. Victor está fazendo contatos com o editor da Catalysis Today visando a publicação de trabalhos do 13 CBCat. Ainda não obteve resposta. A diretoria enfatiza que estes acertos devem ser concretizados até março, caso contrário seriam enfrentados problemas de organizacionais. A diretoria propôs ao sub-diretor e este concordou em ser responsável pela coordenação dos prêmios da SBCat.
5.5. Aperfeiçoamento. Maria do Carmo está elaborando a proposta da 1ª. Escola de Catálise da SBCat, a ser realizada em setembro de 2005, junto ao 13 CBCat. A diretoria solicita que a proposta de curso seja dirigida a temas de caracterização de catalisadores de forma a atender o maior grupo possível de pessoas interessadas.
5.6. Informática. Alexandre: foi informado que está sendo implantado o sistema de cadastramento dos sócios com geração de identificação (“login”) e senha bem como boleto para pagamento das taxas.
5.7. Projetos. Antonio: foram informados os lançamentos e os resultados dos editais de interesse da comunidade catalítica. O Subdiretor colaborará com a Diretoria na formulação de projetos de porte, a serem enviados em 2005 à FINEP (Pronac V)
6. Mudança de nome da SBCat para “Associação”
Será feita consulta sobre a necessidade de alteração de nome de Sociedade para Associação, conforme foi feito com a SBPC. No caso de confirmação da necessidade será redigida proposta a ser submetida à Assembléia da SBCat [atividade a ser realizada por Roberto].
7. Situação do Planejamento do 13 CBCat
Foi discutida a situação do 13 CBCat. A diretoria recebeu informações sobre o evento. Foi efetuado contato com a Finep que informou que em breve estarão abertos os prazos para submissão de projetos para organização de eventos.
8. PRONAC V
A diretoria teve contato com a Finep e foi levantada a possibilidade de reedição de um programa do tipo PRONAC V. Este programa teria como base um consenso da comunidade sobre os aspectos a constituírem uma carta-consulta ou projeto a ser encminhado à Finep no primeiro semestre de 2005. O objetivo do projeto seria a aquisição de equipamentos de grande porte, multiusuários, sendo que cada regional da SBCat seria ponto focal para um equipamento. O projeto também premiará um conjunto de bolsas para técnicos e estudantes.
O projeto será coordenado pela diretoria, com a participação da sub-diretoria de projetos.
9. Situação do Planejamento do XX SICat
Foi feita apresentação do planejamento da organização do XX SICat, em Gramado, RS, em setembro de 2006.
- Foi destacada a necessidade da participação da diretoria e da comunidade como um todo na definição de conferencistas para o evento. A idéia é convidar um conjunto de pesquisadores altamente qualificados e com grande potencial de estabelecimento de colaborações efetivas; [sugestões: James Haw, Stein Kolboe, Fajula, Ratnasamy, Majoral, Chen e outros]. Dificuldades: equilíbrio entre os países constituintes; equilíbrio entre as áreas.
- Projeto: está sendo finalizado um projeto global, incluindo todas as atividades, conferencistas, etc., orçando o custo do evento e procurando os financiamentos [CNPq, FINEP, CAPES, Fapergs, Fapesp, Fapej, MCT/Recyt, empresas, etc.]
10. Eleição da nova diretoria da SBCat
A eleição deverá ser coordenada por uma Comissão Eleitoral, nomeada pelo Conselho Superior, responsável por todo o processo eleitoral (candidaturas, divulgação, eleição, etc.).
A diretoria sugere o seguinte cronograma:
Inscrições de chapas até: 15 de junho
Divulgação das chapas até: 15 de julho
Eleição: durante o 13 CBCat [por carta até 19 de agosto, por Internet a partir de 29 de agosto, até o dia 12 de setembro]
Esta eleição poderá dispor do voto através da Internet, complementar ao voto pelo correio.

Ata da 12a. Reunião da Diretoria da SBCat

Data: 09 de Maio de 2005
Horário: 8h30
Local: INT – Rio de Janeiro

Presentes:
Dílson Cardoso – presidente
Roberto Fernando de Souza – vice-presidente
Claudio Mota – diretor tesoureiro
Luiz Pontes – diretor secretário

Sub-diretores
Lúcia Appel
Antonio de Souza Araújo
Alexandre Chernichenco
Heloise Pastore (ausência justificada)
Pedro Arroyo (ausente)
Victor Teixeira (ausência justificada)
Maria do Carmo (ausência justificada)
______________________________________________________________________

Pauta da 12 Reunião da Diretoria da SBCat:

Aprovação da Ata Anterior
Informes
1) A contabilidade da SBCat (a cargo do Diretor-Tesoureiro)
2) A informatização na SBCat: Anuidade, Eleição, Banco de Dados e Portal (a cargo do Diretor-Presidente)
3) os Prêmios da SBCat (a cargo do Diretor-Vice-presidente)
4) Os procedimentos para a eleição da Diretoria (a cargo do Diretor-Secretário)
5) Outras atividades da Diretoria: CNPq, SBPC, Informativo
6) O 13CBCat e 3MercoCat
7) O XX SICat

--------------------
À tarde: 14:30 h : Reunião da Diretoria e Subdiretores da SBCat

8) Balanço de atividades do 1o. ano e próximas atividades,
9) Relacionamento da Diretoria e Subdiretores da SBCat.
____________________________________________________________

Assuntos tratados
Aprovação da ata anterior
Decisão: a ata foi lida e aprovada
Informes
a) Foi feito balanço do número de sócios cadastrados na SBCat:
situação atual mostra 150 sócios efetivos sendo distribuídos da seguinte forma: 39 sócios na Regional 1; 56 sócios na Regional 2; 36 Regional 3; 19 Regional 4. Estes números não incluem os 105 sócios estudantes.
b) Foi discutida a situação de sócios com mais de uma anuidade
atrasada. Foi decidido que sócios podem pagar parcelado, com uma anuidade por mês, a partir de julho, se assim solicitarem, nos valores atuais. A partir do vencimento deste parcelamento, as anuidades atrasadas só poderão ser pagas de uma só vez.
c) Foi discutida se incluir uma homenagem, no 13º. CBCat, aos
sócios honorários ausentes, quando da outorga do título, e outras personalidades
d) Discussão do secretariado da SBCat: Yeda e Luciana se dispõe a
continuar no secretariado até o 13CBCat.
e) Atendendo ao potencial interesse da Petrobras em financiar um
sistema de Catálise Combinatorial, Dilson apresentou um modelo de edital que poderia normatizar um processo de seleção de laboratórios interessados.. A empresa está estudando a proposta.

_______________________________________________________________________
1) A contabilidade da SBCat (a cargo do Diretor-Tesoureiro)
Com mais de um ano de atraso, o material referente à Contabilidade da SBCat foi recuperado do ex-contador (Cláudio) e falta somente a atualização do imposto de renda de 2003 e 2004. Será feito contato com contadora da COPPETEC para finalizar esses impostos e após, todo o material será encaminhado para o novo contador em São Carlos. Quando tais ações forem completadas a situação estará totalmente regularizada.
O contrato para o novo contador será distribuído para a nova diretoria para análise e apreciação visando a formalização do mesmo como novo contador da SBCat.

2) A informatização na SBCat: Anuidade, Eleição, Banco de Dados e Portal (a cargo do Diretor-Presidente)
Está feito o sistema visando o cadastramento de sócios, o pagamento de anuidades e as eleições. O banco de dados está pronto e o sistema de consulta e de enquete está sendo preparado. A diretoria aprovou um gasto adicional de R$1000,00 para a inclusão das opções de enquete, consulta a banco de dados e situações complementares. O Subdiretor de Informatica, Alexandre Chernichenco, fará apresentação detalhada do sistema na reunião com os subdiretores.
O Portal da SBCat: a Degussa financiou a estruturação do Portal e a Oxiteno o portal das Regionais.
_______________________________________________________________________
3) os Prêmios da SBCat (a cargo do Diretor-Vice-presidente)

3.1) "Doutorado em Catálise 2005":
----------------------------
Realizado sob o patrocínio da Degussa, visa dar destaque à melhor Tese de Doutorado, defendida por sócio da SBCat, entre Janeiro de 2003 a 31 de Dezembro de 2004. Alem do diploma alusivo ao prêmio, o premiado receberá um incentivo e apoio financeiro para participar do 13CBCat/3Mercocat.
Comissão Julgadora: Ernesto González – Presidente (UFSCar), Heloise Pastore (UNICAMP), Dalmo Mandelli (PUC-Campinas). [os candidatos serão considerados habilitados se estiverem em dia com seus pagamentos até 2004, até 01 de junho]
O material [detalhado no site www.sbcat.org/doutorado2005.htm] será encaminhado por Luciana para os membros da comissão para proceder à seleção conforme o cronograma.

3.2) "Pesquisador em Catálise 2005":
------------------------------
Realizado com apoio da Petrobras, tem o objetivo de incentivar o pesquisador atuante em catálise no nosso país, premiando o candidato que tenha apresentado uma das melhores contribuições para o desenvolvimento científico dessa área no Brasil. Os candidatos deverão ser sócios da SBCat com Doutorado e menos de 40 anos de idade. Alem do diploma alusivo ao prêmio, o candidato selecionado receberá um prêmio em dinheiro.
Comissão Julgadora: Elena Goussevskaia - Presidente (UFMG), Paulo Gustavo (INT), Yiu Lau Lam (Petrobras) [os candidatos serão considerados habilitados se estiverem em dia com seus pagamentos até 2004, até 01 de junho]
O material [detalhado no site www.sbcat.org/pesquisador2005.htm] será encaminhado por Luciana para os membros da comissão para proceder à seleção conforme o cronograma.

3.3) "Catálise e Sociedade":
----------------------
Realizado com o apoio da SBCat, o prêmio é dado pelo reconhecimento ao mérito dos trabalhos do candidato, em prol da consolidação da catálise no Brasil. A escolha do premiado será feita a partir da indicação sugerida por 10 ou mais sócios efetivos da SBCat, ou por entidades que exerçam atividades relacionadas à catálise. Alem do diploma alusivo ao prêmio, o premiado terá seu nome encaminhado ao Conselho Superior da SBCat, propondo que lhe seja concedido o título de Sócio-honorário da SBCat.
Comissão Julgadora: Jairton Dupont, Antonio Araújo (UFRN), Leonardo Nogueira (sócio honorário), Roger Frety (sócio honorário), Nomes a serem contactados pelo Diretor Vice-Presidente. [os candidatos serão considerados habilitados se estiverem em dia com seus pagamentos até 2004, até 01 de junho]
O material [detalhado no site www.sbcat.org/premiosociedade.htm] será encaminhado por Luciana para os membros da comissão para proceder à seleção conforme o cronograma.
Foi decidido que o Diretor Vice-Presidente orientará as Comissões Julgadoras quanto ao cronograma e procedimentos e o cerimonial de entrega dos prêmios será efetivado pelo Subdiretor Científico, Victor Teixeira da Silva.
_______________________________________________________________________
4) Os procedimentos para a eleição da Diretoria (a cargo do Diretor- Secretário)
Procedimento: apresentação das chapas até 17 de junho; votação via Internet (até 4 de setembro), via correio (até 29 de agosto), local (12 de setembro, no CBCat), apuração (13 de setembro).
Eleição: cada Chapa para a Diretoria da SBCat deverá ser constituída por quatro nomes (presidente, vice-presidente, diretor tesoureiro e diretor secretário), conforme previsto no regimento da SBCat. Durante a discussão apareceu uma dúvida sobre a participação ou não de sócios estudantes na eleição. Decidiu-se consultar o Conselho da SBCat sobre a participação dos Sócios Estudantes na Eleição da Diretoria da SBCat.
Fisocat: durante as inscrições para a Diretoria, estará aberta a inscrição dos interessados na representação da SBCat na Fisocat, que serão escolhidos pela nova Diretoria;
IACS: durante as inscrições de chapas para a Diretoria, estará aberta a inscrição dos interessados na representação da SBCat na IACS, que serão escolhidos pela nova Diretoria; [Durante a discussão apareceu o questionamento do número de representantes brasileiros na IACS, em virtude da dupla representação via representação Iberoamericana. Será contactado Francisco Melo para esclarecer se os países que têm representação própria foram excluídos da representação Iberoamericana na IACS].

Comissão Eleitoral: foram indicados os nomes de Nádia - Presidente, Kenji e Valéria (a serem contactados).
_______________________________________________________________________
5) Outras atividades da Diretoria: CNPq, SBPC, Informativo
Será enviada correspondência ao CNPq solicitando inscrição da SBCat para indicação de membros para os CAs.
Será enviada correspondência à SBPC solicitando a filiação da SBCat à SBPC.
Foi decidida a criação da subdiretoria de Comunicação, com a finalidade de manter a regularidade do Informativo em Catálise.
_______________________________________________________________________
6) O 13CBCat e 3MercoCat
Foi comentada a organização do evento e acompanhadas as atividades, que estão transcorrendo normalmente, sem problemas que mereçam destaque.
_______________________________________________________________________
7) O XX SICat
Foi relatada a situação da organização do evento e destacado o ponto atual que é o de decisão dos palestrantes. Até agora houveram sugestões dos nomes de conferencistas:
1. Francisco Zaera: catálise monocristais; Califórnia; EUA 2. Jesus Santamaría: Membranas; Zaragoza, Espanha 3. Pedro Viruela : Modelagem Molecular, Valência, Espanha 4. Cláudio Zicovich: Modelagem Molecular, México 5. Carlos Gigola: Hidrogenação, Argentina 6. Can Li: Caracterização; China 7. Alexis Bell: Mecanismos em Catálise heterogênea, EUA 8. H. J. Freund: Caracterização, Alemanha 9. Paul Ratnasamy: zeólitas, Índia 10. Walter Kaminsky: polimerização; Alemanha 11. Jean Sommer: Mecanismos em Catálise heterogênea, Estrasburgo ; França 12. Roy Periana, Catalise Homogênea, California, EUA 13. J. Martens, zeólitas, Bélgica 14. John A. Gladysz: catálise de coordenação; Erlagen; Alemanha 15. Luis Oro: catálise Homogênea; Zaragoza; Espanha _______________________________________________________________________
8. Subdiretorias: Balanço de atividades do 1o. ano e próximas atividades
-----------------------
8.1. Sub-diretoria de informática (Alexandre Chernichenco)
Foi feita apresentação do Portal e do sistema SBCat. Foi debatido o funcionamento, sugeridos aperfeiçoamentos, correções e novos itens a serem adicionados. O trabalho foi parabenizado pelos presentes, reconhecendo a mesma como uma enorme aquisição para a SBCat. Sugeriu-se fortemente que o Portal e o sistema sejam concretizados, testados e apresentados quando do 13 CBCat.
-------------------------
8.2. Sub-diretoria de projetos (Antonio de Souza Araújo)
Foi apresentada a situação de possibilidades de financiamento.
A proposta seria a preparação de um projeto estruturante, a ser enviado para o CTPetro com vistas a proposta de um grande projeto, composto por 4 sub-projetos, envolvendo recursos na base de MR$1,5 por Regional, visando a aquisição de um equipamento que premie um grande ganho de qualidade para a catálise na região.
Foi proposta a realização de uma enquete, via portal, para definição de quais equipamentos seriam necessários por cada Regional
(1 por regional). Após a definição cada Regional deverá estruturar o projeto de financiamento e o conjunto, consolidado, será encaminhado à Finep. A enquete será colocada para a comunidade ficando aberta até o final de maio.
-------------------------
8.3. Sub-diretoria acadêmica (Lúcia Gorenstin Appel)
A proposta da subdiretoria foi a estruturação de um banco de dados relativos a empregos, tanto de oferta quanto a demanda.
Ocorreram problemas de falta de interesse de candidatos assim como de divulgação de oportunidades. Os poucos candidatos não eram sócios da SBCat. A nova proposta seria um banco de dados do pessoal da pós- graduação, permitindo identificação de oportunidades, etc. Foi debatida a forma de estruturação do banco de dados, disponibilização, etc.
-------------------------
8.4. Sub-diretoria de relação com empresas (Pedro Arroyo – não pôde comparecer)
Foi decidido que os subdiretores ausentes devem receber uma mensagem colocando a necessidade de um balanço sobre as atividades realizadas no período.
-------------------------
8.5. Sub-diretoria de aperfeiçoamento (Maria do Carmo – não pôde comparecer)
Foi decidido que os subdiretores ausentes devem receber uma mensagem colocando a necessidade de um balanço sobre as atividades realizadas no período.
Foi discutida a realização da “1ª. Escola de Catálise da SBCat” prevista para ser oferecida antes do 13 CBCat. Foi relatada a diferença de opinião entre a Subdiretora e a Diretoria da SBCat, sendo relatada a situação criada com tal impasse. Tendo em vista a situação houve a decisão de adiar o oferecimento da Escola de Catálise, não sendo encaminhado projeto ao CNPq pela SBCat.
-------------------------
8.6. Sub-diretoria científica (Victor Teixeira – não pôde comparecer)
Foi decidido que os subdiretores ausentes devem receber uma mensagem colocando a necessidade de um balanço sobre as atividades realizadas no período.
-------------------------
8.7 Sub-diretoria de terminologia (Heloíse) – não pôde comparecer mas enviou o relatório abaixo) A Subdiretoria de Terminologia finalizou o exame do primeiro grupo de termos de interesse para a Comunidade em setembro de 2004. O resultado foi enviado para a Comissão (Profs. Drs. Cláudio Mota, Roberto de Souza, Dilson Cardoso e Heloysa Andrade) que está examinando as conclusões a que chegamos para finalmente comunicar o seu parecer quanto aos resultados. Esta Subdiretoria pretende apresentar o resultado à comunidade catalítica durante o 13o Congresso Brasileiro de Catálise, em Foz do Iguaçu."
-------------------------

9. Relacionamento com os subdiretores
Foi destacada a necessidade de existência de uma harmonia no relacionamento dos subdiretores com a diretoria, cabendo aos subdiretores a proposta de suas atividades à diretoria para apreciação por parte desta.
---------------

  

Ata da 10ª. Reunião da Diretoria da SBCat

LOCAL: Instituto Brasileiro de Petróleo, Rio de Janeiro

DATA: 30/07/2004

PRESENTES:

Dilson Cardoso – Diretor-presidente
Roberto Fernando de Souza – Diretor-vice-presidente
Claudio Mota – Diretor tesoureiro
Luiz Pontes – Diretor secretário
CONVIDADOS:

Yeda Carvalho Dias
Kenji Takemoto
Ana Maria Guedes (IBP)
1. Aprovação da ata anterior

Decisão: a ata foi lida e aprovada
2. Informes

2.1. 13 CBCat: será solicitado à Comissão Organizadora que forneça informações sobre a organização do CBCat, conforme previsto no documento “Diretrizes para os CBCats”. Luiz Pontes entrará em contato.

2.2.Participação de empresas brasileiras apoiando financeiramente a participação no 19 SICat (México): já foram recebidos apoios da Petrobrás e Oxiteno (U$1000,00). Cada empresa receberá duas inscrições gratuitas.
Será efetuado contato solicitando que o pagamento possa ser efetuado pelo valor inicial mas no local, devido à dificuldade de envio de recursos. Ação a ser efetuada por Luiz Pontes.

2.3. Acesso ao portal de revistas científicas da CAPES: a CAPES respondeu que existe um modo de acesso através de acordo específico, com acesso pago. Assunto será retomado como ação a ser implementada pela sub-diretoria científica.

3. Proposta de Convênio sobre “Anuidade entre Sociedades Congêneres”

Foi apresentada minuta de convênio para “Filiação entre Sociedades Congêneres”. Foi aprovada a proposta de 20% de desconto para filiação múltipla em dia.
Decisão: aprovada minuta de convênio

Ação a ser realizada por: Dílson levará minuta de convênio (anexa) às demais sociedades.

4. Anuidade dos Sócios

Será feita campanha de atualização de contribuições de sócios, incluindo a possibilidade de parcelamento dos atrasados. A situação financeira da SBCat foi discutida. Foram analisados os aspectos relativos ao saldo financeiro e ao fluxo de caixa. A situação é estável.
Houve correção do valor devido pelo IBP à SBCat, que passou de R$6.100,00 para R$3.677,62, devido a gastos adicionais não declarados inicialmente.
Decisão: será feita campanha de adesão, será solicitado a efetivação do depósito a ser feito pelo IBP

Ação a ser realizada por: Yeda e Cláudio

5. Ações para angariar fundos para a SBCat

Ação para adesão de empresas: será solicitado ao sub-diretor de relações com empresas (Pedro Arroyo) fará uma ação para tentar obter maior adesão de empresas à SBCat.
A diretoria aprovou a destinação de R$1.000,00 para a construção de sistema de acesso para recolhimento de inscrições para o SBCat.
Decisão: será realizada campanha de adesão e implantação de sistema de cobrança

Ação a ser realizada por: Pedro e Dilson.

6. Parceria com o IBP

A diretoria considera muito importante a parceria com o IBP, mantendo o histórico da relação com a SBCat. Com a evolução e profissionalização das atividades, a idéia é manter uma parceria para tarefas específicas e com custos previamente acordados.
A diretoria enviará ao Conselho Superior a proposta de que o IBP passe a ser Sócio Coletivo Honorário da SBCat.

Ação a ser realizada por: Dilson

Convidada a participar da reunião, a Secretária do IBP Ana Maria Guedes colocou sua visão de que o IBP deve participar mais como apoiador que como agente de administração do CBCat. Houve concordância quanto à manutenção do relacionamento mantendo a colaboração historicamente sedimentada. Ana colocou a disposição do IBP em auxiliar nas atividades que forem necessárias para o bom andamento os CBCats.
Ficou combinado que as reuniões da Diretoria da SBCat continuarão a ocorrer na sede do IBP.

7. Prêmio “Catálise e Sociedade” e “Pesquisador em Catálise”

Foi discutido o Prêmio “Catálise e Sociedade” e foi aprovado o texto em anexo, e alterações no prêmio e “Pesquisador em Catálise”, de forma que haja apresentação oral do trabalho do vencedor.

Decisão: aprovado

2ª. Parte da Reunião, iniciada às 14:00 h, com a presença dos Sub-diretores da SBCat:

Lúcia Appel - Sub-diretor Acadêmico

Antonio de Souza Araújo- Sub-diretor de Projetos

Pedro Arroyo - Sub-diretor de relacionamento com Empresas

Alexandre Chernichenco - Sub-diretor de Informática

Victor Teixeira - Sub-diretor Científico

8. Atribuições dos Sub-diretores

Foram dadas boas-vindas aos sub-diretores presentes e discutidas as expectativas de suas respectivas atuações.
- discutiu-se a dinâmica da comunicação entre os sub-diretores e a Diretoria da SBCat, enfatizando que são cargos de confiança e como tal devem ser exercidos; Foram discutidas as listas de e-mails da Diretoria, os objetivos e metodologia de trabalho.
Foram feitas algumas solicitações aos sub-diretores:
- cada sub-diretor deverá apresentar proposta de trabalho para os 12 próximos meses; no momento faltam os programas da Subdiretoria Científica e de Relacionamento com Empresas.
- que será feito o acompanhamento do trabalho das sub-diretorias garantindo-se um mínimo de um relato a cada seis meses; este relato será apresentado à diretoria;
A seguir discutiram-se alguns detalhes das atividades dos Sub-Diretores:

8.1. Sub-diretoria científica (Victor Teixeira)
A proposta é que se procure revistas para publicação dos trabalhos apresentados no CBCat. Serão procuradas soluções envolvendo revistas como J. Braz. Chem. Eng., J. Braz. Chem. Soc., Química Nova, Editoras, etc.
Foi discutida a possibilidade de criação de revista da Sociedade.
Fazer levantamento das revistas editadas no Brasil
Atividade a cargo de: Roberto.

8.2. Sub-diretoria de aperfeiçoamento (Maria do Carmo Rangel)
A proposta inicial contém um curso envolvendo as técnicas disponíveis no LNLS. Existe também uma proposta de cursos pré- ou pós- CBCats. Outra proposta é de uma Escola de Catálise, com realização nas diferentes regionais.
Existe no LNLS uma atividade muito forte de implantação de técnicas de análise para as quais necessita-se de formação de pessoal.
Existe uma proposta de que se organize um curso sobre técnicas disponíveis no LNLS sendo desenvolvida pela regional do Rio de Janeiro. O assunto está sendo discutido, com proposta para os dias 8 a 10 de novembro, no Rio de Janeiro. O mesmo curso será oferecido em Campinas (LNLS), posteriormente.

8.3. Sub-diretoria acadêmica (Lúcia Gorenstin Appel)
Estimular o contato com empresas, visando facilitar a viabilização de estágios, etc. Foi discutido o público-alvo, devendo este ser centrado na prospecção de oportunidades de emprego para sócios (ativos e inativos). O trabalho será organizado no sentido de se estabelecer um banco de dados sobre oportunidades, solicitações, etc. Será buscada uma estrutura que defina pretensões, disponibilize o Currículo Lattes, apresente oportunidades disponíveis, etc.

8.4. Sub-diretoria de informática (Alexandre Chernichenco)
Proposta de configuração da página inicial da SBCat. Existe uma proposta de custos contemplando:
- informações no site;
- área aberta: notícias, informações, ...
- área restrita: dados cadastrais, faturas, sistema de currículos, notícias de eventos, reservas em eventos, cadastramento de novos eventos, notícias, etc.,
- área restrita administrativa: sócios, gerenciamento de notícias, eventos, etc., gerenciamento de cobranças, emissão de relatórios, listagens, impressão de etiquetas, ...
Valor: R$5.000,00 a R$15.000,00, dependendo das especificações dos serviços desejados, para implantação em 5 etapas, com duração de 1 a 3 meses cada uma delas.
Aprovado um investimento inicial de R$ 3.000,00 e Alexandre fará uma proposta para o aluguel do espaço na página da SBCat, para incluir logotipo de empresas interessadas.

8.5. Sub-diretoria de projetos (Antonio de Souza Araújo)
A sub-diretoria visará a articulação com os fundos setoriais, visando qualificar a área para acesso aos financiamentos. Foi verificada a possibilidade de abertura de editais para a área de catálise, com o horizonte de 2005. A Finep deseja que seja um edital na área de petróleo e gás, principalmente se houver contrapartida da Petrobras.
Antonio falará com o pessoal da Finep e fará contatos com RedeGás, CENPES e CTGás.

8.6. Sub-diretoria de relação com empresas (Pedro Arroyo)
O objetivo é a procura por novas parcerias. Foi ressaltada a necessidade de que se faça ações no sentido de que novas empresas entrem como sócios coletivos. Braskem, Umicore, PQU, SudChemie, Engelhardt, Rohm & Haas, Acil Weber, Pensalab, Rhodia, Johnson Mattey, entre outras.

8.7. Sub-diretoria de Terminologia (Heloise Pastore)
A ausência da Sub-diretora foi justificada e informado que as atividades já estão em andamento, inclusive com existência de página própria na Internet.

9. Situação do Planejamento do Simpósio Ibero-americano de Catálise

Foi feita apresentação do planejamento da organização do XX SICat. Foi apresentada a proposta de realização em Gramado, RS, em setembro de 2006. Foi discutida a proposta incluindo custos, formas de apoio, estrutura do evento, etc. Foi destacada a necessidade da participação da diretoria e da comunidade como um todo na definição de conferencistas para o evento.

Nada mais havendo a tratar a reunião foi encerrada.

Rio de Janeiro, 30 de julho de 2004

Topo