Accessibility Tools
Ata da 9ª. Reunião da Diretoria da SBCat
LOCAL: Sede do IBP, Rio de Janeiro
DATA: 08/12/2003
PRESENTES:
Dilson Cardoso (Presidente)
Roberto Fernando de Souza (Vice-Presidente)
Cláudio Mota (Tesoureiro)
Luis Antônio M. Pontes (Diretor Secretário)
Yeda Carvalho Dias (Secretáriado SBCat)
CONVIDADOS:
Victor Teixeira (Presidente do 12 CBCat)
Luis Cláudio (Contabilista)
1. Assinatura da Ata de Posse da Diretoria
A Ata de Posse da nova Diretoria da SBCat foi assinada e o contador realizará os passos de oficialização em cartório.
2. Contabilidade da SBCat / Gestão 2003-12-08
Foram discutidos os aspectos contábeis da SBCat, incluindo as dificuldades enfrentadas para a atualização das listas. A diretoria manifestou insatisfação com o serviço contábil da empresa contratada e esta se comprometeu em corrigir os problemas.
3. Contas Bancárias da SBCat
As Regionais da SBCat deverão abrir contas bancárias para movimentar os recursos alocados a cada Regional. As contas continuarão a ter da pessoa jurídica da SBCat e serão abertas por autorização da Diretoria. Anualmente o Supervisor da Regional apresentará uma prestação de contas à Diretoria da SBCat, incluindo o fornecimento de notas fiscais e comprovantes de despesas.
4. Regimento da SBCat
Foi discutido e aprovado uma proposta de Regimento da SBCat no âmbito da Diretoria, que será apresentado em documento a ser enviado ao Conselho Superior da SBCat para apreciação e aprovação.
5. Balanço Financeiro do 12 CBCat
Os dados relativos ao balanço financeiro do 12 CBCat são os seguintes:
Receitas | R$1000 | Despesas | R$1000 | Divisão | Transferência |
Patrocínio | 84,45 | ||||
CNPq | 20 | ||||
Inscrições | 24,54 | ||||
Finep | 40,00 | ||||
Total: | 168,99 | 150,13 | |||
Saldo | |||||
Comissão Executiva | 3,32 | 3,32 | |||
IBP | 15,53 | ||||
Subtotal | 18,86 | 9,43 |
6,11 |
||
Total | 168,99 | 18,86 | 9,43 |
Distribuição do Saldo: A Comissão Executiva do 12 CBCat transferirá R$ 3.320,00 e o IBP R$ 6.110,00 para a SBCat, constituindo um saldo de R$ 9.43,00, dentro do critério de compartilhamento que havia sido acordado previamente com o IBP, de que o saldo do Congresso seria dividido em 50% para cada instituição.
6. Balanço Financeiro entre SBCat e IBP
Em reunião conjunta entre a Diretoria da SBCat e representantes do IBP foram repassados os resultados do item anterior, relativos aos valores de receitas e despesas, incluindo o acordo sobre a divisão do saldo. Foram discutidas as bases a serem estabelecidas para os próximos CBCats, em função das modificações dos encargos de cada parte envolvida na organização do mesmo. O IBP mostrou abertura para considerar outras propostas diferentes da atualmente utilizada, sendo que a aprovação de qualquer outra base de trabalho dependerá de análise por ambas instituições.
7. Esclarecimentos aos Sócios sobre os Certificados do 12 CBCat
O IBP reconheceu que foi falha sua a emissão dos certificados de participação no 12 CBCat, somente com o nome IBP, justificando que a falha ocorreu pois existe um volume muito grande de certificados emitidos, sempre no mesmo formato e, por hábito, não foi alterado o formato do certificado enviado aos participantes do 12 CBCat. Os membros da Diretoria enfatizaram que futuramente essa falha não deverá mais ocorrer.
8. Gastos da SBCat em 2004
A SBCat tem uma estimativa de arrecadação em 2004 se situando entre R$ 10.000 e 18.000, em função do número de sócios que pagarem suas anuidades. As despesas administrativas e de funcionamento da SBCat, incluindo o repasse de 50% das anuidades para Regionais, é de cerca de R$14.000. Caracteriza-se assim uma situação próxima ao equilíbrio: num cenário negativo com pequeno déficit e num cenário positivo com pequena sobra. Foram discutidas alternativas para aumentar a arrecadação da SBCat: propaganda de empresas na página da SBCat, campanha para recuperação de sócios em atraso, ou eventual diminuição na porcentagem repassada às Regionais, etc.
Tendo em vista que neste ano a Regional 4 realizará o “Brazilian Workshop on Polymerization”, e que o organizador, Prof. Osvaldo Casagrande, solicitou apoio para dar inicio a essas atividades, a Diretoria aprovou um empréstimo de R$ 2.000 para esse fim.
9. Destinação do Saldo do CBCat
Foi dada continuidade à discussão quanto à destinação dos saldos obtidos nos CBCats. Foi ressaltado que existe uma tradição de que a Comissão que organiza um novo evento recebe uma quantia, atualmente R$ 3.000, do saldo do CBCat anterior, para ter uma disponibilidade financeira inicial para desenvolver seus trabalhos. Tal tradição será mantida, com o apoio sendo repassado à Comissão pela Diretoria da SBCat.
Ficou mantida ainda a decisão da reunião anterior que, do saldo remanescente dos próximos CBCats, após efetuado o repasse para a SBCat, a Regional que organizou o CBCat poderá dispor de até 20% do saldo total (descontado o apoio ao CBCat seguinte), para efetuar atividades por ela planejadas, sendo o restante permanecendo na Tesouraria da SBCat. Esses recursos serão repassados para conta bancária da Regional, mediante apresentação de programa de atividades.
10. Anuidade dos Sócios para o período 2004
Foram mantidos os valores de anuidades de 2003, isto é, R$ 40,00 para sócio estudante, R$ 80,00 para sócio efetivo e R$ 650 para sócio coletivo. Será alterado o sistema de cobrança em atraso, que antes consistia num valor fixo, após uma data estabelecida. O novo sistema é de que os valores antigos serão mantidos para pagamento até 10 de abril (ou data viável para emissão dos boletos bancários) e após esta data haverá a cobrança de multa e juro diário. O Diretor Tesoureiro proporá os valores a serem cobrados como multa e juros.
11. O "13oCBCat" e o "3o MercoCat"
Foi feita a leitura de correspondência da Supervisora da Regional 3, Profa. Carla, informando que foi realizada uma Assembléia da Regional, que escolheu o Prof. José Maria Correia Bueno para a Presidência do Comitê Executivo e o Prof. Gilberto Marques para a Presidência do Comitê Científico do "13o CBCat" e do "3o MercoCat", sendo apresentada a relação dos componentes dessas comissões. Dilson informou que a escolha da Comissão Executiva do "13o CBCat" e do "3o MercoCat" foi resultado de uma votação de duas candidaturas. A Diretoria da SBCat fez a sugestão de inclusão de Cláudio Nascimento na Comissão Científica, dada a falta de especialista em Modelagem e Simulação de Reatores.
Como resultado da discussão, ficou deliberado que será incluído nas Diretrizes para os CBCats que os membros das Comissões deverão ser sócios da SBCat ou pessoas de notório saber em áreas nas quais não dispõem-se de sócios da SBCat.
12. O "20o Simpósio Ibero-americano de Catálise" (20SICat)
Foi discutida e aprovada a candidatura da Regional 4 (Sul) para organizar o 20 SICat, em 2006.
Foram discutidos aspectos como o local de realização do evento e os valores de inscrição cobrados neste tipo de evento que, até este momento, se situam em torno de US$ 400, valor considerado muito elevado para os patamares brasileiros.
Estando aprovada a realização do 20 SICat no Sul, deverão ser organizadas as comissões e deverá ser preparada uma proposta que será apresentada no 19 SICat, no México, em setembro de 2004.
Nada mais havendo a tratar a reunião foi encerrada.
Rio de Janeiro, 8 dezembro de 2003
Ata da 8ª. Reunião da Diretoria da SBCat
LOCAL: Hotel do Frade / Angra dos Reis / RJ
DATA: 18/09/2003
PRESENTES:
Dilson Cardoso (Presidente)
Roberto Souza
Luiz Pontes
Cláudio Mota
1. Atualização da documentação bancária e de cartório da nova Diretoria
Foram atualizadas as documentações bancárias e de cartório da nova diretoria eleita para a SBCat.
2. Verificação da situação orçamentária da SBCat
Foi verificada e discutida a situação orçamentária da SBCat, verificando-se as receitas (anuidades, saldo do CBCat) e as despesas (funcionamento, apoio a diferentes atividades da SBCat).
3. Recursos Financeiros da SBCat e de suas Regionais
Será atualizada a situação de contas bancárias da SBCat, com o encerramento das contas no Banco do Brasil e com a abertura de conta no Unibanco, incluindo a separação dos recursos oriundos dos 50% da arrecadação de anuidades de seus sócios efetivos e estudantes, destinados às Regionais da SBCat.
Foi decidido que até 20% do saldo existente do CBCat, será reservado à Regional que organizou o evento para futuras atividades que esta deseje realizar, sendo os recursos liberados mediante apresentação de um plano de trabalho.
4. Programação e distribuição, entre os membros da nova Diretoria, das atividades previstas no programa
4.1. Estrutura do CBCat: foi discutido o modelo do CBCat e suas necessidades. Foram apresentadas diversas alternativas que deverão voltar a serem discutidas.
4.2. Interação com outras sociedades: já foi aprovada a associação com a SBPC (Dílson se encarregará dos passos necessários) e serão efetuados contatos com a ABEQ, visando encontrar pontos de interesse mútuo.
4.3. Relação da SBCat com o IBP: ficou referendada a decisão de que será realizada reunião com a direção do IBP, para realizar negociação quanto à forma de parceria para os próximos CBCats.
4.4. Transferência das páginas da SBCat: (de sua antiga localização (www.ufscar.br/~sbcat) para o novo sítio) www.sbcat.org. Além da facilidade de acesso foram discutidas outras potencialidades do novo domínio, com destaque para a criação de lista de e-mails, etc. Ficou decidido de dar ampla divulgação da troca do domínio da SBCat.
Foi aprovada a criação de um espaço específico para as regionais nas páginas da SBCat.
4.5. Informativo. Foi discutida a criação do jornal informativo: SBCat INFORMA. Foi discutido o conteúdo, a origem das mensagens (sendo para tanto criado o endereço informe#sbcat.org) e sua distribuição. A tarefa de editoração ficará ao encargo de Roberto e o primeiro número será lançado em 30 de setembro. Na mesma discussão foi feita a proposta de se procurar discutir com as regionais de modo a que cada uma faça uma matéria (1 por mês).
4.6. Prêmios. Foi comentado o grande sucesso e impacto dos prêmios criados pela SBCat. Será incentivada a criação de outros prêmios, financiados por parceiros da SBCat, no mesmo modelo que se mostrou eficiente.
5. Sistemática de trabalho da Diretoria
Foram discutidos os aspectos práticos da comunicação entre os integrantes da Diretoria, ficando um prazo de 1 dia para manifestação sobre assuntos urgentes e que quando algum membro se ausentar por mais de 3 ou 4 dias deverá comunicar a ausência aos demais.
6. 13o. CBCat e 3o. MercoCat
Foi confirmada a Regional 3 (São Paulo, Paraná e sul de Minas) como candidata para realizar o 13o. CBCat e 3o. MercoCat, dentro da seqüência natural dos Congressos Brasileiros de Catálise.
Aprovou-se que se mantenha o apoio ao 3o. MercoCat incluindo o apoio financeiro à vinda de pesquisadores do mercosul.
7. Registro da Marca Congresso Brasileiro de Catálise
Foi historiada a situação da solicitação de depósito da marca CBCat por parte do IBP junto ao INPI e que a mesma foi negada. A Diretoria da SBCat, orientada por escritório de marcas, fará nova solicitação, com depósito de marca mista (texto + logotipo). O custo aprovado foi de R$ 500,00.
8. Elaboração do Regimento
Foi discutida a elaboração do Regimento da SBCat, previsto no estatuto e ainda não implementado. A principal vantagem levantada seria de se ter um estatuto praticamente não suscetível a alterações enquanto o regimento seria mais facilmente alterado e atualizado, sem o mesmo peso de burocracia e custos administrativos. O assunto deverá ser retomado ulteriormente.
Nada mais havendo a tratar a reunião foi encerrada.
Rio de Janeiro, 18 setembro de 2003
Ata da 6ª. Reunião da Diretoria da SBCat
LOCAL: NUCAT / UFRJ / RJ
DATA: 18/03/2003
MESA COORDENADORA:
Martin Schmal (Presidente)
Dilson Cardoso (Vice Presidente)
Luiz A. M. Pontes (Diretor Tesoureiro)
Roberto Fernando de Souza (Diretor Secretário)
CONVIDADOS:
Victor Teixeira (IME) e Cláudio Motta (UFRJ), Luiz Cláudio e Rildo (Guide)
1. Acompanhamento das Atividades do 12 CBCat (Angra dos Reis)
Foram submetidos 243 trabalhos, que estão sendo analisados por 150 avaliadores, utilizando a página do evento na Internet. Destes trabalhos 75 serão destinados à apresentação oral.
Foram discutidas as condições de preços no hotel (cerca de R$ 150,00 por dia com todos os custos incluídos) e estudadas alternativas menos onerosas para os estudantes.
Foram discutidos os patrocínios (5 já obtidos) e os financiamentos para os palestrantes. Foram salientados os problemas com as dificuldades de financiamento junto ao CNPq.
2. Prêmio de Doutorado
Foi discutida a situação deste concurso, tendo sido decidido aumentar o prazo das inscrições para até o final de abril, fazer uma melhor divulgação do prêmio incluindo uma ação indutiva das regionais no sentido de que se tenham bons candidatos ao prêmio.
Cláudio Motta fará uma proposta de comissão que, sob sua presidência, fará a escolha do premiado.
3. Listagem de Sócios Atualizada
Foram discutidos os problemas sofridos com a atualização da listagem dos sócios em dia com a SBCat. Agora existe uma listagem praticamente completa, que será divulgada junto com explicação dos problemas sofridos junto ao banco e pedindo que os casos de nomes que não apareçam na mesma sejam comunicados.
Pontes preparará mensagem e enviará aos membros da Diretoria, para colocar na rede.
4. Anuidades da SBCat
Após discussão foram estabelecidos os seguintes valores de anuidades 2003:
Estudante: R$ 40,00
Profissional: R$ 80,00
Empresa: R$ 650,00
Após 30 de junho os mesmos valores serão majorados para: R$ 50, R$ 100 e R$ 800, respectivamente.
5. Inscrições no CBCat
Após discussão foram fixados os seguintes valores de inscrições no CBCat
Sócio Estudante: R$ 30,00
Sócio Profissional: R$ 100,00
Estudante não sócio: R$ 100,00
Profissional não sócio: R$ 300,00
Após 7 de agosto estes valores serão majorados para: R$ 60, R$ 140, R$ 120 e R$ 350, respectivamente.
6. Administração da SBCat
Foram discutidos os aspectos administrativos da SBCat, sendo oficializada passagem da Administração da SBCat passar a ser realizado pela Yeda, secretária do Schmal:
Yeda Carvalho Dias
e-mail: [Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.]
Fax: 21-2290 6626
Telefone: 21-2562-8360
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco G
Cidade Universitária - Ilha do Fundão
21945-970, Rio de Janeiro, RJ
A divulgação da informação na Internet, sobre a troca da SAGE pelo secretariado por conta de Yeda, será feita pelo Dilson.
Foram discutidas alternativas para o trabalho administrativo, como o trabalho em conjunto com a ABEQ. Foi decidido que será feita uma visita para detalhar aspectos de como poderia funcionar uma eventual parceria entre a SBCat e a ABEQ visando diminuir custos operacionais e também, visando ter-se uma sede operacional para as atividades da SBCat.
7. Eleição da Nova Diretoria
Foi decidido nomear a Comissão Eleitoral, constituída por Leonardo Nogueira (IQ-UFRJ), Ruth Martins (NUCAT)e José Zotin (Cenpes), para que comecem os trabalhos relativos à eleição (divulgação, inscrições, ...).
8. Assuntos Gerais
8.1. 2o. MercoCat:
Roberto deve entrar em contato com Ione para que esta, em nome da SBCat, procure o apoio da Recyt;
8.2. FISOCAT:
Schmal leu carta enviada por Tkatchenko, Secretário da IACS, na qual ele responde à consulta feita pela SBCat. O Secretário da IACS relata que essa entidade não tem conhecimento sobre a criação do “Fórum Mundial de Catálise”, assunto debatido na última Assembléia da FISOCAT, realizada na Venezuela. Assim sendo, o Presidente da SBCat redigirá um texto a ser divulgado à nossa comunidade, reafirmando a decisão da nossa Diretoria, de votar contra o ingresso imediato da FISOCAT naquele Fórum.
Discutiu-se também a necessidade de indicar o nome dos dois representantes da SBCat na FISOCAT, tendo em vista o término do mandato dos atuais representantes (Dilson e Falabella). Essa indicação deverá ocorrer na próxima reunião da Diretoria da SBCat.
Comissão de Terminologia:
Deverá ser ativada no próximo mês. Dilson enviará uma mensagem aos membros visando o início das atividades.
Rio de Janeiro, 18 de março de 2003
Ata da 7ª. Reunião da Diretoria da SBCat
LOCAL: Hotel do Frade / Angra dos Reis / RJ
DATA: 16/09/2003
MESA COORDENADORA:
Martin Schmal (Presidente)
Dilson Cardoso (Vice Presidente)
Luiz A. M. Pontes (Diretor Tesoureiro)
Roberto Fernando de Souza (Diretor Secretário)
CONVIDADO:
Victor Teixeira da Silva
1. Acompanhamento das Atividades do 12 CBCat
Victor fez uma apresentação de Relatório resumido do desenvolvimento do 12 CBCat. Foram submetidos 320 trabalhos, tendo sido aceitos 245, que serão objeto de apresentação nestes 4 dias de evento.
Itens discutidos:
Local: foram discutidas as dificuldades na escolha de local adequado para realização do evento na região do Rio de Janeiro sendo que o Hotel do Frade em Angra dos Reis representou o melhor compromisso entre qualidade, tamanho, vantagens oferecidas e preço.
Foram discutidos os patrocínios por empresas (15 obtidos) e os financiamentos obtidos junto às entidades de fomento (CNPq [já aprovado inclusive para o evento de 2005] e Finep). Foi discutida a situação do balanço final, sendo que foi novamente salientada a parceria pela qual o saldo financeiro do evento será distribuído, metade para a SBCat e metade para o IBP. A Comissão Organizadora encaminhará em breve um balanço sobre o 13CBCat e suas finanças.
2. Relação com o IBP
Foi discutida a relação da SBCat com o IBP e ficou decidido que será realizada reunião com a direção do IBP para realizar uma nova negociação quanto à forma de parceria para os próximos CBCats.
3. Situação dos Sócios da SBCat
Foram discutidos os problemas ocorridos durante a atualização da listagem dos sócios da SBCat, durante a administração da empresa Guide (2002). Ficou esclarecido que já existe uma listagem atualizada dos sócios.
Foram discutidos os critérios de atualização das anuidades para os sócios que se afastam da SBCat e retornam posteriormente.
Foi decidido que:
- Sócios efetivos, com mais de um ano sem pagar a anuidade: devem pagar o ano anterior ao reingresso, sendo liberado do pagamento dos demais anos. Esta decisão vale somente até 2003.
- sócios estudantes: devem pagar somente o ano de reingresso. Esta decisão vale somente até 2003.
- Será divulgado aos sócios que o afastamento da SBCat será possível, para período superior a 1 ano, mediante apresentação de solicitação com justificativa (por exemplo, atividades de pós-graduação no Exterior).
4. 13o. CBCat e 3o. MercoCat
Foi confirmada a Regional 3 (São Paulo, Paraná e sul de Minas) para realizar o 13o. CBCat e 3o. MercoCat, dentro da seqüência tradicional dos Congressos Brasileiros de Catálise.
Sugere-se que se mantenha o apoio ao 3o. MercoCat, incluindo o apoio financeiro à vinda de pesquisadores do Mercosul.
5. Congresso Ibero-americano de Catálise
Foi discutida a proposta de candidatura do Brasil como país sede do Congresso Ibero-americano de Catálise em 2006. Após discussão foram feitas duas propostas, a serem apresentadas ao plenário da SBCat:
1. Que o Brasil aceite o encargo, dentro da seqüência natural dos Congressos Ibero-americanos de Catálise, colocando sua candidatura a acolher o evento;
2. Que o Brasil proponha à Fisocat a alteração da periodicidade do mesmo, levando-o para 2007, o que o colocaria concomitante com o 15o. CBCat, a ser realizado pela Regional Nordeste.
6. Representação da SBCat em órgãos internacionais
Foi discutida a representação da SBCat em diferentes órgãos internacionais. Foi esclarecido que, apesar da direção ter solicitado candidaturas para representantes na IACS e na FISOCAT, é dela a atribuição de sugerir nomes que devem ser homologados pelo Conselho Superior da SBCat.
Foram então sugeridos (e aprovados) os nomes dos únicos candidatos que se apresentaram:
IACS: Martin Schmal e Roberto Fernando de Souza
FISOCAT: Dilson Cardoso e Emerson Andrade Sales
Além destes nomes foi aprovado que, como regra, a representação junto ao MercoCat seja feita sempre por parte do presidente da SBCat. Esta proposta será apresentada ao Conselho Superior.
7. Ingresso da Fisocat no Fórum Mundial de Catálise
Foi discutido o assunto, objeto de polêmica no Simpósio Ibero-americano realizado na da Venezuela. Observa-se que o assunto foi aparentemente abandonado pela FISOCat, mas ainda está em discussão na IACS.
8. Associação da SBCat à SBPC
Foi discutida e aprovada a sugestão da diretoria a que a SBCat se associe, como entidade, à SBPC. Dílson deverá levar a solicitação à SBPC, após aprovação da mesma nas diversas instâncias da SBCat.
9. Publicações
Foram discutidas as possibilidades de publicações de artigos apresentados no 12o. CBCat. Foram apresentadas as seguintes propostas:
- Anais da Academia Brasileira de Ciências: Schmal deverá levar cerca de 5 a 6 trabalhos, escolhidos pela comissão científica do 12o. CBCat.
- Catalysis Today: a proposta de preparar um número especial, dedicado a alguma área do CBCat, será submetida à comissão científica do 12o. CBCat.
10. Diretrizes do CBCat
Foram discutidas as diretrizes do CBCat, sendo sugeridas algumas modificações ou adições no documento aprovado em Bento Gonçalves:
- participantes do MercoCat devem pagar mesma taxas que os sócios da SBCat;
- pelo menos um membro da diretoria da SBCat deve fazer parte da Comissão Executiva do CBCat, com a finalidade de fazer a ligação entre as diversas instâncias.
11. Suporte Administrativo
Foi discutido o sistema de suporte administrativo da SBCat, havendo consenso de que a contribuição de Yeda e Luciana foi fundamental para a estabilização da SBCat. Foi feito um elogio formal à atuação das mesmas e foi recomendada a realização de negociação para que as mesmas continuem atuando junto à SBCat (já que o compromisso assumido ia até o final desta gestão).
12. Assuntos Gerais
O Prof. Schmal se manifestou salientando que esta era sua última participação como Presidente da Diretoria da SBCat. Agradeceu o apoio recebido e colocou que considera que o trabalho ao qual ele tinha se proposto, que era de criar e consolidar a SBCat foi feito e que deseja que a nova direção dê continuidade a este crescimento com o maior sucesso.
Todos os membros salientaram o enorme trabalho realizado pelo Prof. Schmal, tentando conciliar tantas linhas diferentes existentes na SBCat e considerando que esta postura foi essencial para o sucesso alcançado pela SBCat.
Nada mais havendo a tratar a reunião foi encerrada.
Rio de Janeiro, 16 de setembro de 2003
Ata da 5ª. Reunião da Diretoria da SBCat
Local: IBP, Rio de Janeiro
Data: 15 de abril de 2001
Presentes:
Martin Schmal (Presidente)
Dilson Cardoso (Vice Presidente)
Luiz A. M. Pontes (Diretor Tesoureiro)
Roberto Fernando de Souza (Diretor Secretário)
Ana Maria Guedes e Carla Imbroisi (IBP)
Convidados:
Comissão organizadora do 12o. CBCat:
Victor Teixeira da Silva, Cláudio J. A. Mota, Fábio Bellot Noronha, Alexandre Leira Gomes);
SAGE [Dr. Luiz Carlos Couto]
Assuntos Tratados
1. Aprovação da Ata da Reunião Anterior
A ata da reunião anterior da diretoria já havia sido divulgada pela rede e foi formalmente aprovada.
2. Modificações no Estatuto
Foram apresentadas as modificações que haviam sido propostas e aprovadas na Assembléia da SBCat, realizada em setembro de 2001. O novo regimento será enviada aos conselheiro [ação sob responsabilidade da SAGE] e registrado no Cartório de Pessoas Jurídicas (CNPJ).
3. Balanço Financeiro da SBCat
A SAGE fez a apresentação do balancete de desempenho financeiro da SBCat em 2001. O balancete mostra saldo de R$19.000,00, sendo que a arrecadação com anuidades foi de R$11.663,48. O balancete foi discutido e as contas aprovadas.
Foram discutidos os valores das anuidades de 2002, sendo decididos os valores abaixo apresentados:
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tipo de Sócio Até 30 de junho Até 30 de setembro Após 30 de setembro
Empresa 550,00
Sócio Individual 60,00 70,00 85,00
Sócio Estudante 30,00 35,00 45,00
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As cobranças dos sócios serão enviadas pela SAGE, através de correspondência.
Será preparado texto tentando sensibilizar os profissionais e estudantes quanto à importância do pagamento em dia das anuidades [ação sob a responsabilidade de Dilson e Schmal]
Será solicitado à regionais que façam campanhas de adesão.
4. O 11o CBCat e 1o MercoCat
Foi feita a prestação de contas por parte da Comissão Organizadora do 11o.
CBCat e 1o MercoCat, conforme resumido abaixo
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Organismo Concedido Gasto Observações Saldo Prestação de Contas
FAPERGS 12.000 7.000 devolvida passagem Terano 0 Enviada
CNPq 15.000 15.000 0 Enviada
CAPES passagens (cerca de 11.000) 0 Enviada
MCT 27.000 27.000 0 Enviada
UFRGS passagens (cerca de 3.500) 0 Enviada
Empresas 20.000 10.100 (incluindo 3.000 do 10o. CBCat) 9.900,00
______________________________________________________________________________________________________
O IBP não apresentou sua parte da prestação de contas. Os recursos recebidos pelo IBP foram os provenientes da FINEP (R$27.500) e os de inscrições (cerca de R$19.000). Após discussão ficou estabelecido que o IBP apresentará suas contas assim que possível.
Foram discutidas as destinações destes excedentes, sendo reiterada a posição de divisão do total excedente em partes iguais, entre a SBCat e o IBP. Ficou decidido destinar uma parte dos recursos (R$3.000) para o 12o.
CBCat e uma parte (10%) para atividades da Regional Sul para realização de suas atividades.
5. O 10o. CBCat
Foi discutida a prestação de contas pendente do 10o CBcat, sendo colocado que o excedente no IBP foi de R$16.244,10 e na Comissão Organizadora de R$24.285,97. Não tendo havido acordo anterior e tendo a regional nordeste declarado que utilizou estes recursos para a organização de seu encontro regional, a prestação de contas foi encerrada.
6. O 12o CBCat
A Comissão organizadora do 12o. CBCat fez apresentação do trabalho que está sendo desenvolvido, salientando alguns pontos:
- Local: Angra dos Reis (diversos hotéis foram contactados e estão em negociação)
- Logotipo: foi apresentada uma proposta de logotipo para o evento
- Base operacional: IME/ Victor
- A Comissão Científica detalhou o processo de sugestão de nomes de palestrantes que até o momento levou a: E. Iglesias, J. Sauer, J. Lercher, A. Baiker, J. L. Monteiro, G. Coates. O assunto foi amplamente discutido.
Foi apresentado questionamento quanto à conformidade com as diretrizes, que sugeriam a presença de nome Ibero-americano como conferencista. tendo em vista que a Comissão Científica sugere que 2 convidados sejam dos EUA e 2 da Alemanha, Dilson sugeriu que se diversificasse mais, e se procurasse pesquisadores de renome também de outros países. Entre os nomes sugeridos foram citados Gustavo Fuentes, do México, e Jesus Santamaría, da Espanha.
Ficou estabelecido que a adequação será procurada, até mesmo com as respostas dos pesquisadores que serão contactados a partir de agora.
Foi sugerida a inclusão de trabalhos que atraiam o público industrial. A sugestão foi bem recebida e será feita uma consulta às empresas sobre nomes que poderiam ser convidados.
Foi sugerida e reinclusão dos trabalhos recentes de pesquisa, a qual foi aceita.
Foram discutidos os valores de inscrições no 12o. CBcat, ficando decididos os seguintes valores (em Reais):
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Não Sócio Sócio Individual Sócio Estudante Estudante não Sócio
R$ 210 R$ 70 R$ 30 R$ 120
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
7. Credenciamento da Sociedade junto ao CNPq
Foi discutida a sugestão de credenciamento da SBCat junto ao CNPq para indicação de componentes dos comitês assessores. Foi decidido que Schmal enviará carta ao CNPq formalizando esta solicitação, utilizando as instruções que lhe foram anteriormente enviadas pelo Dilson).
8. Outros Assuntos:
8.1. Divulgação:
Schmal está preparando um texto de divulgação na revista CATEC. Está aguardando a parte atribuída a Roberto e a Pontes.8.2. Prêmios:
Prêmio de Tese de Doutorado - está aprovado, incluindo normas e financiamento por parte da DEGUSSA. Deverá ser feito um convênio entre a SBCat e a DEGUSSA, formalizando essa atividade.
Prêmio Jovem Pesquisador - foram discutidas as características deste prêmio (doutor, até 35 anos, .[Dilson fará proposta de regras até junho]). Vai ser procurado patrocínio [tarefa com Schmal] para prêmio no valor equivalente a passagem e estadia no CBCat.
Prêmio Melhor Painel - a organização do CBCat vai se encarregar do assunto
8.3. Participação brasileira no Congresso Ibero-americano de Catálise:
foi discutida a viabilidade do evento a ser realizado na Venezuela. A direção manterá a mesma postura de apoiar a participação de delegação brasileira em eventos reconhecidos na área de catálise e irá procurar patrocínio para viabilizar a participação do maior número de pesquisadores possível. Foi destacada a necessidade de compromisso daqueles que recebem apoio em realmente utilizá-los, pois casos em que os mesmos não foram utilizados geraram desgaste justo às entidades que colaboram.
9. Informes
9.1. Será realizado de 19 a 21 de junho o 4o. Encontro Regional de Catálise do Nordeste, em campina Grande, com grande sucesso [comunicação de Pontes]
9.2. Foi aprovada a rede de Catálise do Norte e Nordeste, envolvendo 16 Universidades, 55 doutores, tendo sido aprovados 10 projetos perfazendo um total de R$4.000.000,00 de recurso aprovados [comunicação Pontes]
9.3. Foi realizado Curso de materiais Mesoporosos na Bahia, com a participação de cerca de 30 pessoas, com o apoio da SBCat [comunicação Schmal]
9.4. Maringá está preparando mais um encontro Regional de Catálise [comunicação Schmal]
Rio de janeiro, 16 de abril de 2002